Área do Cliente

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a portaria no. 11/2018 com a sistemática para a realização e compra de energia elétrica no próximo Leilão de Energia Nova A-4 deste ano, programado para o dia 4 de abril, conforme havia estabelecido o MME já no ano passado. O leilão A-4 inclui empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas e já conta com 1.672 projetos pré-selecionados para a disputa, com capacidade instalada total de 48,7 gigawatts (GW). O edital do certame deverá ser publicado em breve pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a portaria, estão autorizados a participar do Leilão de Energia Nova A-4 os empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica, eólica e biomassa na categoria de produto por disponibilidade, com início das operações de suprimento de energia a partir de 1 janeiro de 2022 e término do contrato em 31 de dezembro de 2041. Já para empreendimentos hidrelétricos de potência igual ou inferior a 50 megawatts (MW) – Pequena Central Hidrelétrica (PCH), Central Geradora Hidráulica (CGH) e ampliação de Usinas Hidrelétrica (UHEs) – serão ofertados na categoria de produto por quantidade, com o mesmo início de abastecimento das outras fontes de energia, porém, com prazo de suprimento até o final de 2051.

Na primeira fase foi mantida o lance único por projeto, no qual os empreendedores vão disputar a capacidade de transmissão remanescente do Sistema Interligado Nacional (SIN) para a distribuição da produção de energia elétrica das usinas contratadas. Os lotes não ofertados na etapa inicial da primeira fase serão excluídos do certame. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), dos 1.672 projetos cadastrados, a energia eólica possui 931 projetos cadastrados, com cerca de 26 GW. Os projetos de geração de energia solar fotovoltaica pré-cadastrados somam 620 empreendimentos, com mais de 20 GW de capacidade.

Os projetos pré-selecionados de usinas de geração de energia solar fotovoltaica estão localizados nos estados da Bahia, com geração fotovoltaica de 5,21 GW; Rio Grande do Norte, com projetos de 3,35 GW; Paraíba, com 1,37 GW; Mato Grosso do Sul, com 1,18 GW; São Paulo, com empreendimentos de 1,19 GW; e no estado de Pernambuco, com 1,12 GW de energia solar fotovoltaica. Projetos de geração de energia elétrica por biomassa somam 1.422 MW, em 28 empreendimentos, enquanto as PCHs cadastraram 67 projetos, com 896 MW, e as CGHs tiveram 23 projetos em 63 MW. Foram pré-selecionados também três projetos hidrelétricos com 114 MW de capacidade.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Nós da SunVolt Energia Solar Fotovoltaica sempre divulgamos as principais notícias sobre o setor fotovoltaico e as iniciativas de fomento à energia solar em nosso País. Se você quer saber mais sobre como funciona a energia solar fotovoltaica, painéis fotovoltaicos em telhados e sistemas de micro e minigeração distribuída, entre em contato conosco. Nós somos especialistas no desenvolvimento de projetos personalizados de geração de energia elétrica através de placas solares. Oferecemos soluções desde o projeto, passando pelos equipamentos, instalação e manutenção e até assistência técnica especializada em sistemas fotovoltaicos.

Temos representantes nas cidades de São Paulo, Araras, Barretos e São Sebastião, no estado de São Paulo; Volta Redonda e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro; Belo Horizonte e Ubá, em Minas Gerais; Primavera do Leste, no Mato Grosso; Cascavel, Paraná; e Palmas, no Tocantins.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/2018/01/15/brasil-preselecciona-620-proyectos-fotovoltaicos-por-un-total-de-20-gw-para-la-subasta-a-4-de-abril/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53048192/mme-publica-sistematica-do-a-4-de-2018’

‘http://www.dgabc.com.br/Noticia/2820074/mme-divulga-sistematica-do-leilao-a-4-que-ocorrera-em-abril’

‘https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/01/15/internas_economia,930928/mme-divulga-sistematica-do-leilao-a-4-que-ocorrera-em-abril.shtml’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/alternativa-blue-celular-limpa-eco-21581/'

Compartilhe: