Área do Cliente

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou um edital com as diretrizes para a realização do novo Leilão A-5. De acordo com informações divulgadas pelos sites PV Magazine e Canal Energia, o certame está previsto para o dia 30 de setembro deste ano e será destinado à contratação de empreendimentos de geração de energia hídrica, solar, eólica, térmica a gás, carvão e biomassa, além de usinas a partir de resíduos sólidos urbanos. O início do suprimento de eletricidade será em janeiro de 2026.

Entretanto, não poderão participar do leilão usinas que entraram em operação comercial até a data da publicação do edital. Os contratos têm duração de 25 anos para projetos de geração de energia solar fotovoltaica, eólica e hídrica; enquanto térmicas e de resíduos possuem contratos de 20 anos de fornecimento. Os geradores que já cadastraram projetos nos Leilões de Energia Nova A-3 e A-4 não precisam reapresentar documentos para inscrever seus projetos no novo certame, desde que os parâmetros e características do projeto sejam os mesmos.

Por causa do planejamento do Leilão de Capacidade de Reserva, que está previsto para ser realizado também neste ano, o Leilão A-5 ficou com a data de 30 de setembro. O MME explicou que, logo que forem definidas as diretrizes para a realização do Leilão de Capacidade de Reserva, a pasta irá divulgar as condições para atender ao crescimento do mercado de distribuidoras do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o ano de 2027, bem como decidir sobre a realização do Leilão A-6 ainda em 2021.

BB lança linha de crédito para energia solar

O Banco do Brasil terá uma nova linha de crédito destinada à aquisição de sistemas de geração de energia solar em residências. Isso é o que revelam reportagens publicadas por veículos de imprensa como Uol e Canal Rural, em que destacam o anúncio do banco realizado no início do mês de maio. O Banco do Brasil já possui uma série de linhas de financiamento voltadas à sustentabilidade.

Em vídeo a funcionários, o presidente do BB, Fausto Ribeiro, afirmou que o “objetivo é mostrar o quão importante é a energia renovável e o potencial do Brasil”. Essa nova linha de crédito está disponível para pessoas físicas e com contratação através do aplicativo da instituição financeira. O BB permite financiar até 100% do investimento no sistema fotovoltaico, incluindo o custo de instalação. O parcelamento oferecido pela instituição é de até 60 meses, com taxas de juros a partir de 0,75% ao mês, para valores entre R$ 5 mil a R$ 100 mil.

O Banco do Brasil já investe em eletricidade solar desde o ano passado e possui uma usina fotovoltaica no município de Porteirinha, ao norte de Minas Gerais, com capacidade instalada de 5 megawatts (MW). A meta do banco é continuar a expandir o uso de energia limpa e renovável, reduzindo, assim, as emissões de gases poluente. “Nossa meta é chegar até 2024 com 90% da energia usada no banco tendo origem fontes renováveis”, destaca Ribeiro.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Novos leilões de energia são grandes oportunidades para o governo ampliar o uso de energia solar na matriz elétrica nacional, garantindo maior confiabilidade, segurança energética, economia, sustentabilidade e menos emissões de poluentes.

Se você deseja investir em um sistema fotovoltaico, aproveite as condições de financiamento oferecidas por diversas instituições bancárias em todo o País e tenha painéis solares instalados no telhado ou terreno de sua residência, empresa ou propriedade rural. Aproveite todas as vantagens da energia solar: fique livre dos aumentos nas contas de luz, reduza o valor pago nas contas, valorize o seu imóvel e contribua para um mundo mais verde.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/novo-leilao-no-brasil-para-setembro/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53171777/mme-publica-diretrizes-do-leilao-a-5’

‘https://www.canalrural.com.br/noticias/banco-do-brasil-credito-energia-solar/’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2021/05/10/banco-do-brasil-lanca-linha-de-credito-para-energia-solar.htm’

‘https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/imprensa/n/60958/Banco%20do%20Brasil%20inaugura%20sua%20primeira%20usina%20de%20energia%20solar#/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/alternativa-blue-celular-limpa-eco-21581/’

Compartilhe: