Área do Cliente

O poder público federal segue a investir na geração de energia solar fotovoltaica para gerar economia de recursos financeiros. De acordo com informações do site do Governo Federal, o projeto piloto do programa de eficiência dos gastos no Ministério da Defesa (MD) inaugurou uma usina de geração de energia solar no telhado do prédio público na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. O sistema fotovoltaico está em funcionamento há mais de 90 dias, e vem gerando eletricidade solar limpa e renovável.

A usina fotovoltaica conta com 1.600 painéis solares instalados sobre o telhado do prédio anexo ao MD e ocupa uma área de cerca de 3.200 m². O sistema fotovoltaico tem potência instalada de 528 quilowatts-pico (kWp) e é capaz de gerar, em média, 72 mil quilowatts-hora (kWh) ao mês. A eletricidade solar gerada representa energia suficiente para abastecer aproximadamente 350 residências populares.

Segundo o gerente do Departamento de Engenharia e Serviços Gerais (DESEG), Thiago D’Arolla Pedrosa Galvão, o governo é consciente da relevância socioambiental da implantação do sistema fotovoltaico. “Um dos compromissos mais importantes entre governo, empresa e sociedade é garantir qualidade de vida no planeta, nas próximas décadas. Conscientes dessa responsabilidade, estamos dando um importante passo nesse caminho”, explica.

A partir da nova usina solar, será possível suprir mais de 50% da energia consumida pelo Anexo do MD, consequentemente, reduzindo 69.513 kg de emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Dessa forma, é possível preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo alcançar um nível de desenvolvimento ambiental, social e econômico favorável às futuras gerações. A usina poderá reduzir em mais de 40% os custos mensais com energia elétrica do MD. Por ser um sistema de geração distribuída, quando o consumo for menor do que a geração elétrica, o excedente é injetado na rede de transmissão da Companhia Energética de Brasília (CEB), gerando créditos para abatimento no valor da conta de luz.

Os investimentos foram estimados em R$ 2,4 milhões, com payback (retorno do investimento) em cerca de seis anos. A vida útil do sistema fotovoltaico é de pelo menos 25 anos.

Projeto piloto

Entre os dias 17 de março e seis de outubro deste ano, o projeto piloto da usina solar do MD demonstrou ótimos resultados, validando e viabilizando o investimento nas placas solares. Em comparação entre as contas de luz de agosto de 2019 e o mesmo mês deste ano, a economia total chegou a 45% em kWh. A energia total produzida nesse período foi de 164,07 MWh, mantendo a capacidade instalada do sistema em 528 kWp.

Além do benefício econômico, a eletricidade solar gerada reduziu as emissões de gases poluentes em 65,354 kg, representando o plantio de 1.950,62 árvores.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Mais uma vez o setor público investe na energia solar, pois sabe que a fonte garante alta economia nas contas de luz e permite uma grande redução nas despesas.

Se você também quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, economizar nas suas contas de luz, ficar livre dos aumentos nas tarifas de energia, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um meio ambiente mais sustentável, invista já em um sistema fotovoltaico. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento. Você poderá ter painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Fontes: ‘https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-defesa-inaugura-primeira-usina-solar-fotovoltaica-da-esplanada-dos-ministerios’

‘https://noticias.r7.com/brasil/ministerio-da-defesa-instala-usina-solar-na-esplanada-dos-ministerios-20102020’

‘https://canalsolar.com.br/noticias/item/1118-40-do-predio-do-ministerio-da-defesa-opera-por-meio-da-energia-solar’

‘https://clickpetroleoegas.com.br/primeira-usina-solar-fotovoltaica-da-esplanada-dos-ministerios-e-inaugurada/’

Fonte da imagem: ‘https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-defesa-inaugura-primeira-usina-solar-fotovoltaica-da-esplanada-dos-ministerios/md_noticias_20201019_not01_f02.jpeg’

Compartilhe: