Área do Cliente

O estado de Minas Gerais acaba de ultrapassar uma marca histórica para a modalidade de geração distribuída no Brasil. Segundo dados atualizados, compilados e disponíveis no website da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado da região Sudeste registra 1,003 gigawatt (GW) de capacidade instalada somente de fonte solar fotovoltaica. Minas Gerais se isola na liderança entre os estados brasileiros em potência instalada de geração fotovoltaica de mini e microgeração, com quase 30% a mais do que o segundo ou terceiro lugar, São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente.

A Aneel aponta que Minas possui 88.441 sistemas de geração distribuída de fonte solar, com painéis solares captando a irradiação solar durante todo o dia, gerando eletricidade solar para autoconsumo local ou compensação de energia junto à distribuidora local. Ao todo, 120.768 unidades recebem os créditos gerados pelas usinas solares de mini ou microgeração, devido à vantagem da geração distribuída na qual a energia gerada e não utilizada é injetada na rede elétrica e vira crédito para abatimento nas contas de luz em propriedades do mesmo titular, desde que também estejam sob área de cobertura da mesma concessionária/distribuidora elétrica.

Uberlândia na liderança

O município de Uberlândia segue na liderança em potência instalada e quantidade de sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração distribuída em Minas Gerais. Uberlândia soma 4.565 mini ou microusinas solares, com potência instalada total de 57,3 megawatts (MW), quase 50% a mais do que a capital, Belo Horizonte, em segundo lugar nesse ranking, com 3.496 unidades geradoras e 33,6 MW. Em terceiro lugar está Montes Carlos, com 2.348 sistemas fotovoltaicos e capacidade instalada de 25,3 MW.

Completam os dez principais municípios mineiros em potência instalada de geração de energia solar fotovoltaica: Governador Valadares (21,7 MW); Uberaba (19,2 MW); Ipatinga (17 MW); Janaúba (15,2 MW); Divinópolis (14,9 MW); Francisco Sá (13,4 MW); e Contagem (13,1 MW).

Modalidade de geração

A modalidade de geração que se destaca no estado de Minas Gerais é a de geração na própria unidade consumidora, ou seja, por meio de sistemas fotovoltaicos com placas solares instaladas em telhados ou terrenos de residências, empresas e propriedades rurais. Os consumidores que possuem uma micro ou miniusina solar somam mais de 70 mil sistemas geradores de energia solar, com 777,71 MW. O autoconsumo remoto corresponde por 18,1 mil usinas, com 223 MW de potência.

Distante destas modalidades de geração, a geração compartilhada e múltiplas unidades consumidoras não chegam a 3 MW.

Classe de consumo

O setor comercial possui a maior capacidade instalada de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída em Minas Gerais, com 372,8 MW. Todavia, em quantidade de sistemas, os consumidores residenciais registram quatro vezes mais unidades geradoras do que o setor comercial. São 60.664 sistemas residenciais de geração solar distribuída frente a 15.109 sistemas comerciais. Como a demanda energética de uma residência é muito menor do que a de um comércio, mesmo com quatro vezes mais usinas, a capacidade instalada somada do setor residencial é de 324,1 MW.

O setor rural possui 10.345 sistemas de geração solar distribuída, com potência somada de 218,2 MW. Já a indústria segue em quarto lugar, com 1.991 usinas fotovoltaicas e capacidade de 78,9 MW. Poder público, serviço e iluminação pública somam um pouco mais de 9 MW, com 332 unidades geradoras.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Minas Gerais foi o primeiro estado a desenvolver políticas públicas de incentivo à geração de energia solar no Brasil, a partir da regulamentação da geração distribuída de 2012, e agora colhe frutos dessas iniciativas.

Se você também quer aproveitar as vantagens da energia solar, economizar nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um meio ambiente mais verde e sustentável, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade e comece a gerar a sua própria eletricidade a partir da luz do sol.

Entre já em contato conosco e peça um orçamento.

Fontes: ‘https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM4NjM0OWYtN2IwZS00YjViLTllMjItN2E5MzBkN2ZlMzVkIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘https://www.aneel.gov.br/outorgas/geracao/-/asset_publisher/mJhnKIi7qcJG/content/registro-de-central-geradora-de-capacidade-reduzida/655808?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fwww.aneel.gov.br%2Foutorgas%2Fgeracao%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_mJhnKIi7qcJG%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D2’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicos-energia-solar-6239423/’

Compartilhe: