Área do Cliente

O estado de Minas gerais ultrapassou a marca de 800 megawatts (MW) de energia solar fotovoltaica instalada em telhados, fachadas ou terrenos de residências, empresas e propriedades rurais. Isso é o que releva o mais recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que confirma a liderança de Minas Gerais na geração distribuída de fonte solar no Brasil. A Absolar destaca que os cenários de reajustes nas tarifas de energia, aliado aos incentivos à geração fotovoltaica do governo estadual mineiro, tornam a instalação de usinas fotovoltaicas uma alternativa viável.

Segundo dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas Gerais registra 68.770 sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração distribuída, que geram eletricidade solar para 96.632 unidades consumidoras que recebem os créditos. Somente a fonte solar fotovoltaica na modalidade de geração distribuída soma 806 MW de potência instalada. A Absolar aponta que Minas Gerais é responsável por 19,6% da capacidade total de energia solar no Brasil. A fonte já está presente em 98% dos 853 municípios mineiros.

Uberlândia é o município mineiro com maior número de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída, com 3.270 conexões, que geram créditos para 3.977 unidades consumidoras, com potência de 50 MW. Em segundo lugar entre os municípios mineiros com maior número de sistemas fotovoltaicos está a capital Belo Horizonte, que registra 2.821 conexões fotovoltaicas, que geram créditos para 3.590 unidades consumidoras, com capacidade instalada de 27 MW. Em terceiro lugar está Governador Valadares, que registra 2.053 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, gerando créditos para 2.908 unidades consumidoras, com potência de 18 MW.

Legislação de Minas Gerais

De acordo com o coordenador estadual da Absolar em Minas Gerais, Bruno Catta Preta, o estado possui uma legislação mais adequada ao fomento da fonte fotovoltaica. Minas Gerais oferece isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para microgeração até 75 quilowatts (kW) e minigeração até 5 MW, como também para alguns equipamentos e componentes utilizados na instalação das usinas solares.

Já para o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, a legislação mineira para a modalidade de geração de energia descentralizada é um modelo a ser seguido por todo o País. “Em breve, esses incentivos serão aplicados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Rio, inclusive, já aprovou os mesmos incentivos dados por Minas”, diz Evangelista.

Geração de empregos no setor

Além de todas as vantagens da energia solar ao consumidor que investe na tecnologia, o setor também é responsável pelo crescimento na geração de emprego e renda. A Absolar informa que, a cada megawatt instalado, de 20 a 30 novas vagas de empregos são geradas durante o período de instalação da usina.

Bruno Catta Preta ainda destaca que a geração solar fotovoltaica traz benefícios à população do Norte de Minas Gerais, pois “é possível comprar ou arrendar terrenos baratos e construir fazendas solares com custos baixos”.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Quer aproveitar todas as vantagens da energia solar? Ao investir em um sistema fotovoltaico para a sua residência, empresa ou propriedade rural, você garante alta economia nas suas contas de luz, valoriza o seu imóvel e ainda contribui para um mundo mais verde e sustentável.

Conte conosco da SunVolt para ter o seu próprio sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Entre em contato e peça já o seu orçamento.

Fontes: ‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/minas-supera-capacidade-de-800-mw-em-geracao-solar.html’

‘https://diariodocomercio.com.br/economia/minas-supera-capacidade-de-800-mw-em-geracao-solar/’

‘https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM4NjM0OWYtN2IwZS00YjViLTllMjItN2E5MzBkN2ZlMzVkIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/comercial-solar-pv-energia-painel-3397217/’

Compartilhe: