Área do Cliente

A microgeração distribuída de fonte solar fotovoltaica continua a crescer no Brasil. O País atingiu a marca de 178,9 megawatts (MW) de potência instalada de energia solar fotovoltaica em sistemas de geração distribuída. Ao todo são 21.123 sistemas de micro e minigeração distribuída de gerando energia solar fotovoltaica para mais de 24 mil unidades que recebem os créditos de energia, resultado da injeção da energia elétrica solar produzida pelas unidades geradoras no sistema de transmissão de energia elétrica.

Somadas todas as fontes de geração de energia elétrica, a capacidade de geração de energia distribuída atingiu 250,3 MW, de acordo com os mais recentes dados publicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A energia solar fotovoltaica corresponde por ampla maioria na capacidade de geração dos sistemas de micro e minigeração distribuída. A potência instalada e as unidades geradoras remanescentes correspondem por 10,2 MW em 53 conexões de energia eólica; 37,2 MW em 36 conexões de mini usinas hidrelétricas; e 28,8 MW em 76 conexões de usinas de ciclo combinado.

Em meados de julho de 2017, a geração distribuída de energia solar fotovoltaica representava cerca de 140 MW de potência instalada. Em apenas um semestre aproximadamente 25 MW de novos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica foram ligados às redes das companhias de energia. No ano passado, os novos sistemas de micro e minigeração distribuída de fonte solar fotovoltaica totalizaram quase 70 MW. Segundo a Aneel, a microgeração em Minas Gerais lidera o ranking nacional com 4.559 unidades geradoras e potência instalada de mais de 72 MW; seguido por São Paulo com 4.054 unidades e potência de mais de 24 MW; e Rio Grande do Sul com 2.505 unidades geradoras e potência de cerca de 30 MW.

Segundo estimativas da Aneel, o País deve alcançar cerca de 900 mil sistemas de microgeração solar fotovoltaica com medição de rede até 2024.

Paraná estimula renováveis

O Governo do Estado do Paraná quer estimular as fontes renováveis de energia no estado. O governador Beto Richa assinou um decreto que estabelece a Secretaria de Estado do Planejamento como coordenadora do Programa Paranaense de Energias Renováveis. A iniciativa visa incentivar a produção e consumo de energia elétrica produzida por fontes renováveis, principalmente pela energia solar fotovoltaica, eólica e biomassa.

Em nota, o secretário de Planejamento, Juraci Barbosa, afirmou que o estado busca unir esforços nas áreas de pesquisas, universidades, setor produtivo e empresarial para trabalhar no incentivo à produção de energia renovável no Paraná. De acordo com o secretário, durante visita à Itália, Alemanha e Áustria – países onde a energia solar fotovoltaica e eólica já são uma realidade –, organizada pelo Sistema Faep/Senar-PR, foi possível conhecer vários sistemas adotados por esses países, o que servirá para criar um modelo de energias renováveis para o Paraná. Barbosa também destacou o grande potencial do Paraná para geração de energia solar fotovoltaica e outras renováveis.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A micro e minigeração distribuída de fonte solar fotovoltaica permite que uma residência, prédio ou propriedade rural gere a própria energia elétrica limpa e sustentável para economizar nas contas de luz. Você também pode ter o seu próprio sistema de geração distribuída por meio de painéis fotovoltaicos instalados sobre telhados e começar a gerar energia em casa. Entre em contato conosco e descubra como funciona e quais as vantagens da energia solar fotovoltaica. Invista já em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica e economize nas contas de luz.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/brasil-supera-175-mw-de-energia-solar-distribuida/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=97055&tit=Governo-do-Parana-estimula-producao-de-energias-renovaveis’

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/01/decreto-estimula-producao-de-energias-renovaveis-parana/33700’

Fonte da imagem: ‘https://www.skateup.it/ecomove/wp-content/uploads/2017/09/energia-rinnovabile-1024x681.jpg’

Compartilhe: