Área do Cliente

Um total de 3,2 gigawatts (GW) em projetos de geração de energia solar fotovoltaica destinados exclusivamente ao Mercado Livre de energia estão aptos a serem desenvolvidos. Isso é o que revela a mais recente pesquisa da consultoria brasileira Greener, chamada de “Estudo Estratégico – Grandes Usinas Solares 2020 Mercado Livre e Leilões”, que aponta que 56% desse volume de geração fotovoltaica no mercado livre estão localizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do País.

Do total de empreendimentos outorgados com probabilidade para o Mercado Livre – no qual o gerador e o consumidor de energia elétrica definem os termos de compra e venda de eletricidade, sem intermédio de terceiros – 99,7% ainda não estão em operação, e 66% não participaram de nenhum leilão de energia em 2019. Mais de 70% dos empreendimentos têm potência instalada entre 31 megawatts (MW) a 50 MW; 14% têm potência entre 11 MW a 30 MW; 8% entre 5 MW a 10 MW; e outros 8% com capacidade instalada superior a 50 MW.

O estudo da Greener também revela o perfil dos consumidores do Mercado Livre de energia. O setor de metalurgia lidera com 22,74%, seguido pelo setor alimentício, com 10,92%, e químico, com 10,55%. Compõem o restante do perfil consumidor os setores de madeira, papel e celulose, minerais, manufaturados, extração, serviços, veículos, têxtil, comércio, transporte, bebidas, saneamento e telecomunicações.

Já entre os setores que são autoprodutores de energia solar, destacam-se a metalurgia, com 46,6% do mercado e mais de 1 GW de capacidade. Em segundo lugar está o setor de minerais não metálicos, com 25,45%; seguido pelo de extração de minerais metálicos, com 19,48%.

UTFPR cria rede de pesquisa de energia solar

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a distribuidora de energia elétrica local, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), vai desenvolver um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para criar uma rede de estações de pesquisa de energia solar em seis campi da instituição de ensino superior. O projeto, chamado de “Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da Geração Distribuída por Fontes Incentivadas”, vai comparar as tecnologias de geração de energia solar e concluir quais as mais indicadas para gerar eletricidade a partir do sol em cada região do Paraná.

De acordo com informações do site PV Magazine, o conjunto de redes vai permitir verificar a radiação solar no decorrer do ano nas diferentes regiões do estado do Paraná, resultando em um relatório com análises indicativas de tecnologias de módulos fotovoltaicos mais adequados e vantajosos para cada microclima. As estações solarimétricas farão parte da rede INPE SONDA e fornecerão medições com maior precisão da irradiação solar no Paraná. Conforme destaca o projeto, “a infraestrutura oferece um arranjo único para fazer do Paraná uma referência na geração de energia solar”.

A primeira fase foi concluída ainda no final de 2019, a partir da construção de uma rede de estações de pesquisa de energia solar nos campi de Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio. Foram instalados também módulos solares de quatro tecnologias diferentes: silício monocristalino; silício policristalino; telúrio de cádmio (CdTe) e cobre; índio, gálio e selênio (CIGS). Serão verificados o comportamento dos painéis solares e a eficiência de geração sob diferentes condições de temperatura, vento, irradiação solar, entre outros fatores.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? A energia solar é uma fonte limpa e renovável, que traz diversos benefícios àqueles que investem na tecnologia. Seja uma das milhares de pessoas que aproveitam as vantagens da energia solar e invista em um sistema fotovoltaico para a sua residência, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade e gere a sua própria eletricidade a partir da luz do sol durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Gostou? Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico, ou acesse a nossa loja virtual www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para gerar energia através da luz do sol.

Fontes: ‘https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/12882/1579198455Gratuita-Estudo_Estratgico_de_Gerao_Centralizada_-_Sumario_-_Executivo0.pdf’

‘https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/01/16/usinas-solares-contratadas-em-leilao-ja-somam-investimentos-de-r-95-bi.ghtml?utm_campaign=estudo_gc_2020_-_valor&utm_medium=email&utm_source=RD+Station’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/utfpr-e-copel-se-unem-para-criar-uma-rede-de-estacoes-de-pesquisa-de-energia-solar/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/sistema-fotovoltaico-solar-2742302/’

Compartilhe: