Área do Cliente

Os sistemas de armazenamento de energia elétrica solar a partir de baterias já começam a crescer no Brasil. Isso é o que aponta o mais recente estudo da consultoria brasileira Greener, chamado “Armazenamento de Energia – Mercado e Aplicações Brasil”, no qual revela que as baterias, item mais caro de um sistema de armazenamento, têm perspectivas de redução de custos nos próximos anos, o que deve aumentar as possibilidades dos geradores de energia descentralizada a médio prazo.

Também é destaque no estudo onde se aplicam os sistemas de armazenamento, quais as principais tecnologias existentes no mercado e as características técnicas desses projetos. Para os consumidores da geração distribuída de fonte solar, o sistema de armazenamento de energia elétrica pode impedir que o sistema fotovoltaico injete a energia na rede de transmissão, evitando, portanto, a tributação sobre o uso da infraestrutura da concessionária de energia em locais que não aprovaram benefícios fiscais sobre a produção de energia solar.

A consultoria avalia que será vantajoso investir em um sistema de armazenamento de energia se houver alterações na regulamentação da geração distribuída no País. Para tal, deve ser avaliado a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o custo do sistema de armazenamento a baterias. As principais vantagens destacadas são: a não tributação sobre a energia injetada e sem perda de componentes da energia inserida na rede (se houver alteração da RN 482).

Sistema de armazenamento de energia

O sistema armazenamento de eletricidade consiste em três equipamento: baterias, BMS e um inversor/controlador de carga. As baterias são os equipamentos responsáveis por armazenar toda a energia elétrica produzida pelo sistema fotovoltaico e podem ser de diferentes tecnologias, como chumbo-ácido, íon de lítio, hidrogênio, dentre outras. O BMS (Battery Management System, ou sistema de gerenciamento de bateria, na tradução do inglês) ajuda a regular os níveis de carga das baterias, monitorar dados do estado das células de armazenamento, dentre outros dados. Já o inversor/controlador de carga é responsável por transformar a energia em níveis de tensão, corrente e frequência adequados ao uso.

O armazenamento de energia em baterias é apontado como futuro responsável por uma modificação no sistema elétrico mundial. Dentre as razões, o estudo destaca a forte integração com fontes renováveis intermitentes – energia solar fotovoltaica e energia eólica –, alta segurança e qualidade da energia elétrica, além da evolução do modelo tarifário. O sistema de armazenamento de energia possibilita ainda o carregamento durante o Horário Fora de Ponta, ou seja, quando a energia é mais barata, e o abastecimento durante o Horário de Ponta, possibilitando que o consumidor não compre da rede durante esse período mais caro.

O sistema de backup garante também a segurança no fornecimento de energia, permitido manter parte ou totalidade da demanda do consumidor em momentos de interrupção do fornecimento. Essa forma possibilita baixo custo de operação e manutenção e baixa emissão de gases poluentes e ruídos, podendo ser utilizada em comunidades e locais com difícil acesso à infraestrutura de transmissão.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Os sistemas de baterias para armazenamento da produção de energia solar fotovoltaica poderão potencializar ainda mais a mini e microgeração distribuída no País. Se você quer economizar nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para a diminuição da emissão de gases poluentes, invista já em um sistema fotovoltaico. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, gerando eletricidade solar durante todo o dia.

Tenha todas essas vantagens da energia solar na sua propriedade. Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento de sistema fotovoltaico. Nós somos especialistas no setor e oferecemos soluções completas em geração de energia solar, desde o projeto até a instalação, homologação junto à distribuidora, monitoramento via internet e manutenção.

Fonte: Armazenamento de Energia – Mercado e Aplicações Brasil (Greener). Disponível em: ‘https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/12882/1566236157Apresentao_ESS-Intersolar.pdf’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/pain%C3%A9is-solares-energia-solar-2168757/’

Compartilhe: