Área do Cliente

Os carros movidos à energia elétrica deixaram de ser apenas objeto de ficção e são realidade em diversos países. Ecologicamente sustentáveis, muitos modelos são chamados híbridos, com motores a combustível fóssil e outro elétrico para garantir maior autonomia, consequentemente, emitir menor quantidade de carbono na atmosfera. O Brasil, no entanto, ainda se mostra tímido quanto a essa tecnologia devido ao alto preço dos carros – todos os modelos disponíveis são importados e em número escasso – e a pouco infraestrutura necessária para o abastecimento dos automóveis.

Nós não possuímos ainda uma legislação dedicada ao comércio de abastecimento de veículos elétricos. Desse modo, a recarga energética fica por conta do próprio usuários, dentro de seu próprio domicílio, impossibilitando grandes deslocamentos somente com o uso da eletricidade. Especialistas afirmam que o ideal seria termos um eletroposto a cada 100 quilômetros (km), devido à autonomia geral de veículos elétricos, que varia de 130km a 180km.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está de olho nesse mercado e já abriu consulta pública para avaliar uma possível regularização do fornecimento de energia elétrica para abastecimento de veículos de passeio. Enquanto não há essa regulamentação, montadoras e companhias de energia firmam parcerias para criação de postos de recarga. Existe cerca de 100 eletropostos no Brasil, todos instalados por essas empresas, segundo presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétricos).

Mercado

A quarta geração do veículo hibrido mais famoso do mundo, o Toyota Prius, chegou ao Brasil no início do mês por R$ 119.950. O veículo tem um motor 1.8 a gasolina com comando variável de válvulas com 98 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 14,2 kgfm a 3.600 rpm, combinado com um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência somada é de 123 cv, sendo que a Toyota promete um consumo de combustível até 20% melhor do que o modelo anterior. Segundo avaliação do Inmetro, responsável pelo Programa de Etiquetagem Veicular, o Prius é o veículo mais eficiente do país, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias.

Mesmo o mercado automobilístico brasileiro figurando entre os dez maiores do mundo, o sucesso do Prius não se repete em terras tupiniquins. Foram apenas 783 veículos vendidos desde o lançamento, em 2013. Desses, mais de 100 são parte da frota de taxis no município de São Paulo devido a um programa de incentivo promovido pela prefeitura. A frota brasileira do híbrido é de apenas 0,01% da global. São 5,7 milhões de unidades de Prius ao todo, tratando-se do carro híbrido mais popular do mundo.

O mercado não para de apresentar novidades e modelos com autonomia cada vez maior. A Ford apresentou a linha 2017 do Fusion Energy e o principal destaque do automóvel é a automação, surpreendente, de 981,7 km com apenas um tanque cheio e a bateria completamente carregada. O modelo pode rodar ainda até 33,8 km somente em modo elétrico, passando a ativar o motor a gasolina quando a bateria estiver acabando. Infelizmente, não há planos para lançar esse modelo no Brasil.

Em Campinas

A CPFL Energia, companhia de energia que atua em Campinas e região, possui cinco eletropostos públicos. Hoje, os usuários dos carros elétricos podem recarregar seus veículos em quatro localidades em Campinas: em frente à sede da CPFL, na área externa do posto de serviços da Bosch, no bairro Jardim do Trevo, no Centro de Convivência, no bairro do Cambuí, e no shopping Iguatemi Campinas, além do eletroposto instalado na Rodovia Anhanguera, no Posto Graal 67, na altura de Jundiaí (SP).

O projeto tem como objetivo disseminar a cultura da mobilidade elétrica no País, permitindo que a população adquira conhecimento dessa nova tecnologia. Para usar o serviço de recarregamento nos postos da CPFL basta entrar em contato e efetuar um cadastro pelo e-mail: mobilidade.e@cpfl.com.br

 

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1780677-montadoras-e-companhias-de-energia-criam-postos-de-carros-eletricos.shtml

http://www.cpfl.com.br/releases/Paginas/cpfl-energia-instala-eletroposto-no-shopping-iguatemi-campinas.aspx

http://quatrorodas.abril.com.br/materia/novo-toyota-prius-chega-ao-pais-por-r-119950

http://quatrorodas.abril.com.br/materia/fusion-hibrido-ganha-autonomia-extendida-de-ate-981-7-km

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ha-dois-caminhos-para-o-carro-eletrico-vingar-no-brasil

Fonte da imagem: http://www.motortrend.com/cars/toyota/prius/2016/

 

Compartilhe: