Área do Cliente

Gerar energia solar no Mato Grosso do Sul ficou ainda mais fácil e rápido. A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) simplificou o processo de licenciamento ambiental para empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica e eólica no estado. Agora, segundo informações de publicações locais, será necessário apenas apresentar um “Informativo de Atividade” para instalação de usinas de geração distribuída que ocupem até 15 hectares ou produzirem até 5 megawatts (MW), um procedimento simplificado para obtenção do licenciamento ambiental.

A medida também abrange as usinas eólicas de mesmo porte, também de geração distribuída. A Resolução Semagro no 689 visa fomentar a instalação de mais usinas geradoras de energia renovável a partir das fontes fotovoltaica e eólica no Mato Grosso do Sul, ampliando a participação das energias limpas e sustentáveis na matriz energética do estado. De acordo com a Semagro, o Informativo de Atividade é um procedimento simplificado para a obtenção do licenciamento ambiental, o que deve agilizar o processo de instalação das usinas fotovoltaicas em ambiente rural.

A revisão do licenciamento ambiental para sistemas de mini e microgeração distribuída no estado do Mato Grosso do Sul tem sido discutida desde o início do mês de março entre membros da secretaria e representantes do setor de geração de energia local. De acordo com o secretário da pasta, Jaime Verruck, o processo de licenciamento ambiental está sendo aperfeiçoado no estado, permitindo maior inserção das fontes renováveis. “Tratam-se de empreendimentos que contribuem para aumentar o uso de energia limpa em nosso Estado. Como são considerados de baixo risco, se enquadram na Lei da Liberdade Econômica e fizemos a simplificação da obtenção da licença”, disse.

A geração distribuída permite que o consumidor passe a gerar a própria eletricidade a partir de um sistema de mini ou microgeração. No caso da geração de energia elétrica através da luz do sol, é instalado um sistema fotovoltaico com painéis solares que captam a irradiação solar durante todo o dia e convertem essa irradiação em eletricidade limpa para autoconsumo do consumidor ou da atividade profissional.

Coronavírus impacta usina no Piauí

O novo coronavírus (COVID-19) já impactou o processo de licitação de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica no Piauí. Segundo informações do portal EPBR, o Governo do Piauí adiou para 30 de abril a entrega das propostas para projeto de Parceria Público Privada (PPP) de uma usina solar no estado. Desde o último dia 19 de março, o estado está em estado de calamidade pública, em razão da pandemia de coronavírus.

O projeto de PPP prevê a instalação de oito usinas solares com capacidade instalada de 5 MW nos municípios de Caraúbas, Miguel Alves, José de Freitas, Piracuruca, Cabeceiras e Canto do Buriti. A ideia é que o estado produza energia, injete na rede e a produção seja compensada pela distribuidora local, o que poderia representar uma economia inicial de 14%.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Simplificar o processo de licenciamento ambiental permite que mais pessoas invistam em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica no campo. Aproveite você também todas as vantagens da energia solar: economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e contribua para um meio ambiente mais verde. Tenha o seu próprio sistema fotovoltaico com painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e comece a gerar eletricidade solar durante todo o dia.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre todos os equipamentos fotovoltaicos em um só lugar.

Fontes: ‘https://www.dinheirorural.com.br/ms-facilita-licenciamento-para-producao-de-energia-solar-e-eolica/’

‘https://www.94fmdourados.com.br/noticias/estado/governo-simplifica-licenca-ambiental-para-usinas-de-energia-solar-de-ate-5mw’

‘https://epbr.com.br/piaui-adia-ppp-para-energia-solar-fotovoltaica/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/solar-energia-sol-renov%C3%A1veis-4787800/’

Compartilhe: