Área do Cliente

Manaus pode sediar uma fábrica de telhas com pequenos módulos fotovoltaicos para geração de energia solar. A capital do Amazonas disputa com a cidades da Califórnia, nos Estados Unidos, como local para receber a instalação da Ecosolaroof, empresa que busca popularizar a geração de energia solar fotovoltaica a partir de “telhados solares”. A empresa disse que a construção da nova fábrica em Manaus vai depender do posicionamento do Brasil em relação à taxação da energia solar.

De acordo com um representante da fabricante de telhas solares, em fevereiro deverá ser definido o local de implantação da linha de produção e que Manaus concorre com algumas cidades da Califórnia. A previsão é que até o final deste ano sejam concluídas as obras. A Ecosolaroof já possui uma fábrica na China.

As telhas solares fotovoltaicas compõem um sistema aproximadamente 30% mais barato do que os painéis fotovoltaicos tradicionais, segundo a fabricante, com potência de geração de 160 a 350 watts de eletricidade.

Acerto com a Aneel

O presidente Jair Bolsonaro disse que já acertou com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o fim da proposta de taxação da energia solar no País. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o presidente fez uma reunião com o diretor da Aneel Rodrigo Limp Nascimento. “Nós acertamos a questão de não taxar o sol”, afirmou Bolsonaro. Mais tarde, entretanto, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, declarou que, apesar da afirmação de Bolsonaro, a decisão sobre a questão será tomada pela Aneel.

Barros afirmou também que Rodrigo Limp tem um posicionamento alinhado ao da Presidência contra a taxação da geração distribuída no Brasil. “Há um sentimento por parte do governo de que a Aneel entendeu a importância desse posicionamento do presidente”, declarou Barros. A agência é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, todavia, possui gestão independente e as decisões são tomadas por um colegiado de diretores nomeados para mandatos de quatro anos.

Postes com energia solar no Espírito Santo

A iluminação pública da comunidade de Nova Jabaeté, no município de Vila Velha, Espírito Santo, terá 60 postes abastecidos por energia solar fotovoltaica. O projeto foi realizado pela concessionária de energia do Espírito Santo, EDP, e deverá beneficiar cerca de 1.200 pessoas. Os postes serão construídos com canos de PVC, módulos fotovoltaicos, baterias para armazenamento da energia captada e lâmpadas LED.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Aproveite o início do ano e invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para a sua casa, empresa ou propriedade rural. A fonte solar é sinônimo de economia, valorização do imóvel e sustentabilidade. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse nossa loja virtual e compre online todos os equipamentos de geração de energia solar: www.sunvoltshop.com.br

Fontes: ‘https://www.acritica.com/channels/manaus/news/manaus-disputa-com-california-construcao-de-fabrica-de-telhas-de-energia-solar’

‘https://diretoaopontonews.com.br/amazonas/manaus-na-disputa-por-fabrica-de-telhas-de-energia-solar/’

‘https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/01/bolsonaro-diz-que-acertou-com-aneel-continuidade-do-subsidio-da-energia-solar.shtml’

‘https://www.canalrural.com.br/noticias/taxacao-energia-solar-aneel-bolsonaro/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/vila-velha-no-espirito-santo-tera-postes-com-energia-solar.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9lula-solar-energia-fotovoltaicas-4543603/’

Compartilhe: