Área do Cliente

As fontes renováveis de energia elétrica, lideradas pela energia solar fotovoltaica, vão aumentar em 50% em suas capacidades instaladas no mundo até 2024. Isso é o que projeta o mais recente relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), chamado “Renewables 2019”, no qual aponta que os sistemas fotovoltaicos de geração distribuída serão fundamentais para o aumento das renováveis em todo o mundo, substituindo grande parte dos combustíveis fósseis.

O crescimento projetado é de 1.200 gigawatts (GW) renováveis entre este ano e 2024, capacidade equivalente ao total instalado de energia elétrica nos Estados Unidos atualmente. Sozinha, a energia solar fotovoltaica pode ser responsável por quase 60% dessa expansão, com a energia eólica representando um quarto do crescimento. Graças às políticas governamentais de incentivo e à queda nos custos dos equipamentos, as fontes renováveis passarão de 26% para 30% da matriz elétrica mundial, ficando ainda atrás do carvão, que detém 34% de toda produção de eletricidade global.

A agência de energia afirma que os principais desafios para a expansão das renováveis, enfrentados por governos de todo o mundo, são: a incerteza política e regulatória; altos riscos de investimentos em países em desenvolvimento; e a integração de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica e energia eólica em alguns países. O relatório também aponta que a matriz fotovoltaica é a fonte de energia com maior potencial de expansão adicional, seguida pela eólica e hidrelétrica.

Os sistemas fotovoltaicos de geração distribuída instalados em residências, prédios comerciais, indústrias e propriedades rurais estão ajudando nessa expansão das renováveis. A capacidade total de energia solar fotovoltaica de geração distribuída mais do que dobrou, ultrapassando 500 GW na previsão principal, quase metade da expansão total da fonte fotovoltaica no mundo, e uma expansão semelhante à energia eólica em terra. Somente a China vai representar quase metade do crescimento global nos sistemas de geração distribuída de fonte solar, ultrapassando até 2021 a União Europeia.

Usina de Sobradinho será ampliada em 2020

A usina fotovoltaica flutuante de Sobradinho, na Bahia, deverá ser ampliada logo no começo do próximo ano. De acordo com informações do portal PV Magazine, a planta fotovoltaica sobre o reservatório da usina hidrelétrica de Sobradinho deve aumentar a sua capacidade em 1,5 megawatt-pico (MWp) já em janeiro de 2020. A usina solar deve atingir 2,5 MWp e produzir mais de 4,2 megawatts-hora (MWh) ao ano. São quase 4 mil painéis fotovoltaicos flutuantes captando a luz do sol e gerando eletricidade solar concomitantemente à geração hidrelétrica.

A notícia afirma que combinação de energia solar fotovoltaica e hidrelétrica é bastante promissora e pode evitar interrupções na produção de eletricidade na usina de Sobradinho.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar é a mais promissora das fontes renováveis e suas vantagens já estão sendo aproveitadas por muitos consumidores que já investiram em sistemas fotovoltaicos para suas residências, comércios, indústrias, prédios e propriedades rurais. Você também pode aproveitar todos os benefícios da fonte solar, economizar nas contas de luz, valorizar o seu imóvel e contribuir para um meio ambiente mais sustentável. Invista já em um sistema de mini ou microgeração distribuída e gere eletricidade solar limpa e renovável.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.iea.org/renewables2019/’

‘https://epbr.com.br/geracao-distribuida-de-fonte-solar-fotovoltaica-dobrara-ate-2024-aponta-agencia-internacional-de-energia-aie/’

‘https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2019/10/capacidade-mundial-de-energias-renovaveis-aumentara-50-ate-2024-ck20ygoxw006101phtrusf01o.html’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/usina-fotovoltaica-flutuante-e-ampliada-na-hidreletrica-de-sobradinho/’

Fonte da imagem: ‘https://fm.cnbc.com/applications/cnbc.com/resources/img/editorial/2019/05/06/105895439-1557173290783gettyimages-962700664.1910x1000.jpeg’

Compartilhe: