Área do Cliente

As adições em potência instalada de energia solar fotovoltaica atingiram 7,5 gigawatts (GW) em 2020, conforme já divulgamos aqui no blog da SunVolt. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o segmento registrou crescimento de 52% nos investimentos somente no ano passado, atraindo R$ 13 bilhões em novas aquisições de geração de eletricidade solar de geração distribuída e centralizada no País. A fonte gerou R$ 3,9 bilhões em receita aos cofres públicos, um acréscimo de 52% em relação ao total arrecadado entre 2012 e 2019.

As usinas fotovoltaicas de grande porte representam a sétima maior fonte de geração de energia elétrica no País, com empreendimentos gerando eletricidade solar em nove estados. As usinas fotovoltaicas já estão presentes nas regiões: Nordeste, nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Sudeste, em Minas Gerais e São Paulo; e no Centro-Oeste, no estado do Tocantins.

A Absolar, por meio do presidente-executivo Rodrigo Sauaia, afirmou em nota a uma reportagem do Estadão que “a energia solar reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”.

Geração de empregos

Além dos benefícios ambientais e sustentáveis da geração de energia solar fotovoltaica, o setor também é responsável pela criação de milhares de empregos. Ainda segundo estudo da Absolar, o setor fotovoltaico foi responsável pela geração de 86 mil novas vagas em todo o território nacional somente em 2020. Esse número representa alta de 62% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses números se mostram ainda mais surpreendentes ao levar em conta as dificuldades causadas pela pandemia durante todo o ano passado, em que poucos setores conseguiram registrar crescimento, tampouco geraram tantas novas vagas de emprego. Justamente por isso, a Absolar defende mais políticas públicas de incentivo à geração de energia solar fotovoltaica para alavancar a retomada econômica do País, junto à criação de novas vagas de emprego.

Incentivo à energia solar no Amazonas

O governo do Amazonas sancionou a Lei nº 5.350, que visa estimular a produção, geração e consumo de energia elétrica de fontes renováveis, como a solar fotovoltaica. Segundo informações divulgadas pela Absolar, com a nova lei, o governo pretende instalar sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em habitações de baixa renda, principalmente em comunidades isoladas onde não há infraestrutura de transmissão.

Ainda falta ser definido como será o incentivo fiscal e quais tributos serão isentos. Já o financiamento de sistemas fotovoltaicos dependerá da criação Fundo de Desenvolvimento Energético para o Estado do Amazonas. Segundo o secretário estadual executivo de Mineração, Energia, Petróleo e Gás, Marco Villela, “a criação desse Fundo será muito importante porque vai estimular a implantação de energia fotovoltaica nas comunidades isoladas nos municípios. Isso vai estimular a produção da agricultura familiar, por exemplo, possibilitando um impulso na economia no interior”.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A geração de energia solar traz diversas vantagens ao consumidor que investe na tecnologia e, ao mesmo tempo, impulsiona a economia e geração de empregos em todo o País. Se você quer economizar até 98% nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um mundo mais verde e sustentável, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua residência, empresa ou propriedade rural.

Tenha painéis solares instalados em telhados, fachadas ou terrenos, captando a irradiação solar durante todo o dia e transformando-a em energia elétrica limpa e renovável para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Fique livre dos aumentos nas contas de luz, entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa/energia-solar-teve-investimento-de-r-13-bilhoes-em-2020-1.3031552’

‘https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,energia-solar-recebe-investimentos-de-r-13-bi-em-2020-52-mais-que-em-2019,70003573811’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/setor-fotovoltaico-gerou-mais-de-86-mil-empregos-no-brasil-em-2020.html’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/com-nova-lei-governo-pretende-incentivar-energia-solar-no-amazonas.html’

Fonte da imagem: ‘https://unsplash.com/photos/ZNS6rizp9RU’

Compartilhe: