Área do Cliente

Instalar um sistema fotovoltaico valoriza o imóvel. Isso é o que aponta um estudo desenvolvido pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, divulgado em uma publicação do Portal Solar. De acordo com o estudo, imóveis com sistemas de energia solar fotovoltaica têm valorização de 3% a 6%, em média. A análise apontou ainda que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por residências com sistema fotovoltaico já instalado.

Já no caso do Brasil, a valorização pode ser ainda maior, pois a instalação de um sistema de geração de energia solar em casas, prédios, indústrias e propriedades rurais traz diversos benefícios além da própria valorização do imóvel. O investimento nos painéis solares é considerado de médio prazo, todavia, a própria economia nas contas de luz garante o retorno do investimento entre três a sete anos, dependendo da localidade e dimensões do sistema fotovoltaico instalado.

Somente no primeiro trimestre de 2020, o crescimento do mercado fotovoltaico no Brasil foi de 14,4%, chegando à marca de 5,1 gigawatts (GW) de capacidade, frente aos 4,5 GW de 2019. Desse total, cerca de 2,4 GW são da geração distribuída (mini ou microgeração), que compõem os sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio porte instalados em casas, comércios, indústrias e no setor rural. Os sistemas fotovoltaicos instalados em residências detêm 72,6% das conexões de geração distribuída, seguidos pelos consumidores rurais (6,25%), industriais (2,68%), poder público (0,43%) e outros tipos, como serviços públicos (0,04%) e iluminação pública (0,01%).

No ano passado, o Brasil chegou à 4a colocação no ranking mundial de edificações com certificação sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed, na sigla em inglês), que reconhece e estimula empreendimentos com características de preservação do meio ambiente. Nos últimos 10 anos, as construções verdes começaram a se popularizar e hoje já atingem empreendimentos do programa de habitação social Minha Casa, Minha Vida, que se preocupa com a eficiência energética das unidades e até mesmo são entregues com sistemas fotovoltaicos já instalados para garantir economia nas contas de luz dos moradores.

Segundo informações do jornal Estadão, as construções verdes diminuem os gastos de energia elétrica de maneira considerável, em média 30%, consequentemente, as emissões de gás carbônico também apresentam redução de cerca de 35%. A valorização de imóveis sustentáveis, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é de 10% a 30%, por isso, empreendimentos com certificação ambiental podem significar lucro a curto prazo.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Se você busca valorizar o seu imóvel e ao mesmo tempo economizar nas contas de luz, invista em um sistema fotovoltaico. Entre em contato conosco da SunVolt e saiba mais sobre como funciona um sistema fotovoltaico, quanta eletricidade solar é gerada, qual é a economia nas contas de luz, quantos painéis solares são necessários para a sua residência e muito mais.

Aproveite as principais vantagens da energia solar e tenha um sistema fotovoltaico instalado no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, gerando energia elétrica limpa e renovável para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Acesse também a nossa loja www.sunvoltshop.com.br e encontre todos os equipamentos para instalação de um sistema fotovoltaico como: painéis fotovoltaicos, inversores, geradores, baterias para armazenamento de energia, postes, bombas, entre outros.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/imovel-com-energia-solar-pode-valorizar-de-3-a-6.html’

‘https://www.osti.gov/servlets/purl/1013074’

‘https://imoveis.estadao.com.br/aquitetura-sustentavel/condominio-sustentavel-confira-iniciativas-de-sustentabilidade/’

Fonte da imagem: ‘https://i.pinimg.com/originals/f6/e4/8c/f6e48cce54c2534a5928692e81f70379.jpg’

 

Compartilhe: