Área do Cliente

A instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em telhados de residências, empresas, prédios e propriedades rurais triplicou no Brasil em 2019, comparado ao ano anterior. Isso é o que foi revelado por uma reportagem da Folha de S. Paulo, com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aponta que, em 2018, 30 mil novos sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração distribuída foram instalados, enquanto no ano passado esse número atingiu 95,3 mil unidades conectadas à rede. Atualmente, o País tem mais de 186 mil unidades geradoras de energia solar na modalidade distribuída.

Esses números se referem somente à produção local de energia a partir da luz do sol, quando o consumidor instala um sistema fotovoltaico com painéis solares na sua propriedade, gerando eletricidade solar a partir da captação da irradiação solar durante todo o dia. A modalidade de geração distribuída permite também que a energia elétrica produzida e não utilizada imediatamente seja injetada na rede elétrica, gerando créditos para compensação de energia nas contas de luz do consumidor. Além disso, ainda é possível abater as contas de luz de outras localidades do mesmo titular do sistema fotovoltaico, por meio da produção compartilhada e remota.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, o aumento expressivo foi resultado de uma combinação de fatores como os preços dos sistemas fotovoltaicos estarem mais acessíveis, as contas de luz cada vez mais caras e também pelo aumento das informações sobre a geração distribuída e suas vantagens. “Reajustes pesados que fazem com que a conta de luz fique cada vez mais cara, a tecnologia se tornando mais acessível e o consumidor tendo mais familiaridade com o que é energia solar fotovoltaica têm ajudado as pessoas a decidirem por adotar [um sistema fotovoltaico residencial]”, afirmou Sauaia.

Potencial fotovoltaico dobra em São Paulo

A potência de geração centralizada de energia solar fotovoltaica dobrou no estado de São Paulo em 2019, segundo levantamento da Coordenadoria de Energias Elétrica e Renováveis (CEER) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. De acordo com informações do site oficial do Governo do Estado, em 2018 existiam 12 unidades geradoras de energia solar fotovoltaica, com capacidade instalada de 151 megawatts (MW), já em 2019, a potência saltou para 301 MW em 21 unidades geradoras.

De acordo com o técnico do CEER Reinaldo Almança, a energia solar, como fonte renovável, vai gradualmente substituir as fontes fósseis na matriz energética estadual. “A perspectiva é de que se manterá para os próximos anos uma trajetória de crescimento de seu parque energético a partir de uma gradual expansão das energias renováveis em substituição às de origem fósseis”, disse.

Usina solar é inaugurada em Americana

Uma usina solar foi inaugurada em Americana, município da Microrregião de Campinas. Com capacidade instalada de 1,12 MW, a usina conta com 3.320 módulos fotovoltaicos, o suficiente para abastecer a demanda por energia elétrica de mais de 700 residências ao ano. A usina é da distribuidora de energia local, a CPFL, que tem outras usinas solares de grande porte na região, como a de Tanquinho, em Campinas, e em Capim Branco, Minas Gerais.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite você também todas as vantagens da energia solar e invista no seu próprio sistema gerador de energia elétrica a partir da captação da luz do sol. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e economize até 98% nas suas contas de luz, além de valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um meio ambiente mais sustentável e com menos emissões de gases poluentes.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico, ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/02/instalacao-de-sistema-solar-em-telhados-triplica-no-brasil-em-2019.shtml’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘http://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/agencia-sp-noticias/potencial-de-geracao-solar-fotovoltaica-dobra-em-sao-paulo/’

‘https://smastr16.blob.core.windows.net/home/2020/02/apresentacao-dados-energeticos-sp-2019.pdf?utm_campaign=Potencial+da+gera%C3%A7%C3%A3o+solar+fotovoltaica+dobra+no+Estado+de+SP+em+2019&utm_content=%5BNo+title%5D+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Potencial+da+gera%C3%A7%C3%A3o+solar+fotovoltaica+dobra+no+Estado+de+SP+em+2019’

‘https://liberal.com.br/cidades/americana/usina-para-geracao-de-energia-solar-e-inaugurada-em-americana-1148742/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/solar-energia-solar-4808172/’

Compartilhe: