Área do Cliente

A Índia está investindo fortemente na geração de energia solar fotovoltaica. Junto da China, os dois países agora lideram os investimentos em instalações de usinas fotovoltaica de grande escala, conforme detalha um relatório do Institute for Energy Economics and Financial Analysis (IEEFA, sigla em inglês para Instituto de Economia e Análise Financeira). Segundo o estudo, a Índia dobrou as instalações de geração de energia solar em 10 gigawatts (GW) de potência, entre 2017 e o início deste ano, atingindo cerca de 21 GW de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica.

A meta indiana é aumentar rapidamente a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no país e tentar chegar a 100 GW solares até 2022, conforme relatou o diretor de estudos de finanças energética do IEEFA, Tim Buckley, ao site The Economic Times. A Índia entra um pouco “atrasada” no mercado fotovoltaico, porém, com amplos avanços em virtude dos grandes empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica. Enquanto isso, a China já lidera a expansão fotovoltaica global nos últimos anos, com políticas públicas de incentivo, o que reduziu os custos da geração de energia elétrica de fonte solar, fazendo dos chineses os maiores produtores da fonte renovável no mundo.

Segundo o estudo, metade dos dez maiores empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica estão em construção na Índia. Por exemplo, até o início do próximo ano, uma instalação fotovoltaica de 2.225 megawatts (MW) deve ser concluída em em Bhadla, no estado de Rajasthan. A planta solar vai ocupar uma área de 40 quilômetros quadrados para instalação dos painéis fotovoltaicos, que transformam a irradiação solar em eletricidade limpa e sustentável, e já possui um terço do projeto operacional.

Outro parque solar de grande escala em construção na Índia está localizado no golfo de Khambhat, em Gujarat, com potência instalada programada de 5 mil MW. Já na questão de geração de energia solar através de painéis fotovoltaicos instalados em telhados, há um sistema fotovoltaico de 19 MW instalado em um campus de uma instituição educacional em Amritsar, no estado de Punjab, atualmente o maior do tipo no mundo.

O relatório da IEEFA destaca que a Índia foi a pioneira no conceito de “ultra mega usina de energia” (Ultra Mega Power Projects) em uma única planta fotovoltaica. Essa abordagem tem sido fundamental para impulsionar economias de escala e obter fluxos globais de capital e, nos últimos dois anos, trouxe benefícios imediatos na forma de redução nas tarifas de energia solar fotovoltaica, com baixa recorde nos preços da geração fotovoltaica no país.

O governo do primeiro-ministro indiano Narendra Modi também tem trabalhado para o país ser líder em energia limpa. A Índia sediou no início do ano o lançamento da Aliança Internacional Solar (ISA), um grupo de 121 países que visa promover o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no mundo. Especialistas do setor viram que o estabelecimento da sede da ISA em território indiano é um sinal de que o país busca a liderança nas políticas de mudança climática e investimento em geração de energia renovável.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade do setor fotovoltaico? Se você quer ter o seu próprio sistema de geração de energia solar fotovoltaica instalado no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural para economizar nas suas contas de luz, entre em contato conosco. Invista em um sistema de micro ou minigeração solar distribuída e comece a gerar a sua própria eletricidade solar através de painéis fotovoltaicos. Continue acessando o nosso blog e saiba das principais vantagens da energia solar fotovoltaica e porquê você deve investir nessa tecnologia.

Fontes: ‘https://economictimes.indiatimes.com/industry/energy/power/india-poised-to-join-china-as-global-leaders-in-renewables-report/articleshow/64269867.cms’

‘https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-05-21/china-india-lead-global-solar-power-expansion-as-costs-fall’

‘https://qz.com/1283299/in-the-race-to-build-massive-solar-power-projects-india-is-poised-to-beat-china/’

‘https://www.pv-magazine-india.com/2018/05/25/energy-storage-will-be-a-challenge-as-india-targets-100-gw-solar-pv-capacity/’

Fonte da imagem: ‘https://qz.com/wp-content/uploads/2018/05/rtx13udx-e1526908153960.jpg?quality=80&strip=all&w=1600’

Compartilhe: