Área do Cliente

Onde o sol encontra a água. Esse é o título do guia prático Floating Solar Handbook for Practitioners, publicado pelo Instituto de Pesquisa de Energia Solar de Cingapura (SERIS), que apresenta orientações práticas para desenvolvedores de projetos fotovoltaicos flutuantes em reservatórios em terra e perto da costa. O estudo conclui que os projetos flutuantes são semelhantes aos sistemas fotovoltaicos montados em solo, porém, devem levar em consideração as vantagens de locais estratégicos, como também causar o menor impacto ambiental possível, respeitando a fauna e flora.

Segundo informações divulgadas pelo portal PV Magazine, o manual foi produzido com apoio da Universidade Nacional de Cingapura e do Programa de Assistência à Gestão do Setor Energético do Grupo Banco Mundial. O objetivo é difundir a tecnologia de geração de energia solar fotovoltaica e ajudar os desenvolvedores de projetos flutuantes comerciais ou em larga escala desde o planejamento até as fases iniciais de operação e manutenção das usinas. O relatório, de 155 páginas, inclui dicas sobre identificação dos melhores locais, estudos de viabilidade, finanças, questões ambientais e sociais, equipamentos, construção das usinas flutuantes e comissionamento.

O guia indica que se identifique locais adequados, levando em consideração a profundidade das águas (batimetria), condições do solo subterrâneo, velocidade dos ventos, entre outras condições. Quanto à viabilidade, os autores recomendam analisar o desempenho energético dos painéis fotovoltaicos, tanto por causa do resfriamento dos módulos em decorrência da temperatura da lâmina d’água – algo positivo à eficiência energética da usina solar –, como também sujeiras e a degradação mais rápida dos componentes elétricos.

Em relação ao planejamento, a qualidade das estruturas flutuantes que sustentam os módulos fotovoltaicos é crucial, segundo os autores, bem como o gerenciamento adequado de cabos, a fim de cumprir os mais rígidos requisitos de segurança elétrica. Já na questão financeira, os projetos de geração fotovoltaica flutuante são considerados complexos, pois as organizações financeiras e órgão reguladores tendem a ser mais burocráticos, logo, a obtenção de licenças e financiamentos aos projetos fotovoltaicos flutuantes podem demorar mais do que em usinas terrestres.

Investidores da tecnologia de geração fotovoltaica em reservatórios devem evitar áreas próximas à costa para impedir grandes impactos ambientais. O instituto de pesquisa já havia publicado um relatório preliminar em junho deste ano revelando a capacidade instalada de 1,3 gigawatts (GW) em usinas fotovoltaicas flutuantes em todo o mundo. Uma previsão otimista dos pesquisadores aponta o potencial de mais de 4 mil GW, caso sejam instaladas usinas solares flutuantes em apenas 10% dos locais disponíveis no mundo.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? A tecnologia fotovoltaica permite a geração de eletricidade em diferentes locais, e o Brasil já tem usinas solares flutuantes, como em Sobradinho, na Bahia. Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, invista em um sistema fotovoltaico de mini ou microgeração para a sua residência, empresa ou propriedade rural. Gere a sua própria energia elétrica a partir da luz do sol, garanta alta economia nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um meio ambiente mais sustentável.

Confie em quem é especialista em energia solar, confie na SunVolt. Nós oferecemos soluções completas, desde o projeto até o fornecimento dos equipamentos, instalação, homologação junto à distribuidora, monitoramento via internet e manutenção. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento.

Fontes: ‘http://www.seris.nus.edu.sg/doc/publications/ESMAP_FloatingSolar_Gde_A4%20WEBL-REV2.pdf’

‘https://www.eurekalert.org/pub_releases/2019-11/nuos-nfs111019.php’

‘https://www.pv-tech.org/news/world-bank-seris-take-aim-at-floating-pv-hurdles-with-standardisation-push’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/um-impulso-para-a-energia-fotovoltaica-flutuante/’

Fonte da imagem: ‘https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSpDlU9TVga_eg-EC1LyrSaaF9d1QfJtyZ2V3kkF6_H0KkJjZEd’

Compartilhe: