Área do Cliente

A micro e minigeração de energia solar fotovoltaica atingiu recentemente uma marca histórica no Brasil. Os sistemas residenciais de geração de energia através da luz solar somam mais de 250 megawatts (MW) de potência instalada no País, inclusos os sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias, edifícios públicos e propriedades rurais. A informação foi revelada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), de acordo com um recente mapeamento da instituição.

O levantamento da Absolar revela também um aumento de 36,6% no número de sistemas de micro e minigeração distribuída de fonte solar fotovoltaica, se comparado a 2017. Os consumidores residenciais lideram em número de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída, com painéis fotovoltaicos instalados sobre o telhado para captação da luz e geração de energia elétrica solar. Em número de unidades geradoras, os consumidores residenciais representam 77,4% do total. Em seguida, empresas dos setores de comércio e serviços, com 16%; propriedades rurais, 3,2%; indústrias, 2,4%; poder público, com 0,8%; e outros tipos somam 0,5%.

Já em relação à potência instalada dos sistemas de mini e microgeração, os consumidores dos setores de comércio e serviços lideram o uso da fonte renovável, com 42,8%, seguidos de perto pelos consumidores residenciais, com 39,1% da capacidade fotovoltaica; indústria, 8,1%; consumidores rurais de energia solar, 5,6%; poder público, 3,7%; e outros tipos, como iluminação pública, com 0,03% e serviços públicos, com 0,6% da potência instalada de energia solar fotovoltaica. Ao todo, o País possui quase 29 mil sistemas de geração de energia solar conectados à rede de transmissão, gerando eletricidade limpa e sustentável, além de economia nas contas de luz dos consumidores. De acordo com a Absolar, os investimentos em mini e microgeração distribuída somam mais de R$ 1,9 bilhão desde 2012.

Segundo o presidente-executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, a associação celebra com otimismo o que chamou de “passo histórico” para a fonte solar fotovoltaica no Brasil. Sauaia ressaltou também o prognóstico positivo para a o setor fotovoltaico no País. “O Brasil possui mais de 82 milhões de unidades consumidoras e um interesse crescente da população, das empresas e também dos gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e estacionamentos para gerar energia renovável localmente, economizando dinheiro e contribuindo na prática para a construção de um país mais sustentável e com mais empregos renováveis locais e qualificados”, afirmou.

A forte redução nos preços para a geração de energia solar fotovoltaica, de mais de 75% na última década, os aumentos seguidos nas tarifas de energia elétrica aos consumidores brasileiros – reajustes de até 499% desde 2012, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME) – e o aumento da responsabilidade socioambiental são os principais responsáveis pelo crescimento da energia solar fotovoltaica no País, de acordo com o presidente da Absolar.

Atualmente, Minas Gerais lidera o ranking nacional de potência instalada de geração distribuída de fonte solar fotovoltaica, com 22,9%. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 13,9%; seguido por São Paulo em terceiro, com 13,5%; Ceará e Santa Catarina empatados, com 5,9% da potência fotovoltaica de unidades de geração distribuída.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Quer aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica e gerar energia elétrica através de painéis fotovoltaicos no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural? Entre em contato conosco e descubra como gerar energia solar é fácil. Invista em um sistema de micro ou minigeração de energia solar fotovoltaica, gere energia elétrica limpa e renovável e comece a economizar nas suas próximas contas de luz.

Continue acessando o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/brasil-atinge-250-mw-em-geracao-solar-distribuida.html’

‘https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/energia-solar-fotovoltaica-atinge-marca-historica-no-brasil/’

‘http://www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-economia/energia-solar-gerada-por-residencias-e-comercios-atinge-marca-historica-no-brasil-1bj8v27weknzktzzcadxdqugn’

‘https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2018/05/energia-solar-brasil-bate-recorde-na-micro-e-minigeracao.html’

‘http://investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/energia-solar-fotovoltaica-atinge-marca-historica-de-250-mw-em-microgeracao-e-minigeracao-distribuida’

Fonte da imagem: ‘https://www.governmenteuropa.eu/wp-content/uploads/2018/05/solar-system-2939560.jpg’

Compartilhe: