Área do Cliente

A geração distribuída de energia solar fotovoltaica segue a bater recordes no Brasil. O País atingiu a marca histórica de um gigawatt (GW) de potência instalada de energia solar fotovoltaica em sistemas de mini e microgeração distribuída. Segundo dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os sistemas fotovoltaicos de geração distribuída somam 94.081, com capacidade de gerar 1.004 megawatts (MW) para as mais de 117 mil unidades que recebem os créditos de energia, resultado da injeção da eletricidade solar produzida pelas instalações fotovoltaicas na rede de transmissão.

Essa marca contempla apenas a fonte solar fotovoltaica. Há cerca de um mês, a modalidade de geração distribuída já havia ultrapassado a marca de 1 GW em capacidade instalada, somando as fontes fotovoltaica, eólica, hídrica e térmica. Atualmente, somadas todas as fontes de geração de energia elétrica da modalidade de mini e microgeração, a capacidade de produção de energia elétrica já é de aproximadamente 1,15 GW, por 9.400 usinas. Isso significa que a energia solar fotovoltaica é responsável por cerca de 99% dos sistemas de geração distribuída em todo o País. As centrais geradoras hidrelétricas somam 92 conexões, com capacidade instalada de 87,7 MW; as usinas eólicas são 57 conexões, com capacidade de 10 MW; e as usinas termelétricas são 170 instalações, com 47 MW.

Para efeito de comparação, em janeiro de 2018, a geração distribuída de energia solar fotovoltaica atingia a marca de 178,9 MW de potência instalada, com um pouco mais de 21 mil sistemas fotovoltaicos instalados em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e em propriedades rurais. À época, um grande salto em quantidade e capacidade instaladas na matriz elétrica nacional, revelando que a fonte renovável teria um futuro brilhante. Em aproximadamente um ano e meio, foram adicionadas mais de 96 mil novas conexões de geração de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos, aumentando em mais de 800 MW em capacidade. Esse crescimento em potência corresponde a mais de 5 vezes, com uma média de 5,3 mil novos sistemas fotovoltaicos instalados por mês.

Segundo projeções da Aneel, o País deve alcançar cerca de 900 mil sistemas de microgeração solar fotovoltaica com medição de rede até 2024.

Crescimento da energia solar no Paraná

Acompanhando o forte crescimento nacional, o Paraná também registrou aumento no número de sistemas fotovoltaicos conectados à rede. De acordo com informações do site Agrolink, houve um crescimento de 909% entre 2016 e julho deste ano nas conexões de energia solar nas microrregiões dos municípios de Maringá, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Umuarama, que saltaram de 86 para 868 sistemas fotovoltaicos, segundo dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Em 2016, por exemplo, Cianorte tinha apenas quatro instalações fotovoltaicas de geração distribuída, enquanto hoje registra 132 sistemas geradores de energia solar conectados à rede da distribuidora local.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Muitas famílias já aproveitam as vantagens da energia solar e economizam até 98% em suas contas de luz. Economize você também. Invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para a sua casa, empresa ou propriedade rural e comece a gerar eletricidade solar durante todos os dias. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, captando a irradiação solar e transformando-a em energia limpa e renovável. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento.

Estamos prontos para atende-lo (a). Nosso escritório central está localizado em Campinas, e nossos representantes regionais estão em: São Paulo, Araras, Barretos e São Sebastião no estado de São Paulo; Volta Redonda e Rio de Janeiro no estado do Rio; Belo Horizonte e Ubá, em Minas Gerais; Primavera do Leste, em Mato Grosso; Cascavel, no Paraná; e em Palmas, Tocantins.

Fontes: ‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/energia-solar-fotovoltaica-atinge-1-gigawatt-em-geracao-distribuida-no-brasil.html’

‘http://www.sunvoltenergiasolar.com.br/microgeracao-de-energia-solar-fotovoltaica-supera-175-mw-no-brasil/’

‘https://www.agrolink.com.br/noticias/pr--geracao-de-energia-solar-cresce-mais-de-900-_422636.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/com-energia-solar-fotovoltaicos-4035789/’

Compartilhe: