Área do Cliente

A geração distribuída de fonte solar acaba de atingir a marca de 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada no Brasil. Os sistemas de minigeração e microgeração distribuída agora somam mais de 256 mil conexões instaladas em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e outros estabelecimentos de todo o País. Segundo dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esses sistemas fotovoltaicos de geração distribuída produzem energia solar para mais de 320 unidades consumidoras, uma vez que a modalidade permite que o excedente elétrico produzido seja injetado na rede e gere créditos para abatimento nas contas de luz da unidade ou de outro local sob a mesma titularidade.

Conforme informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico, com base em um mapeamento produzido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os investimentos em geração distribuída – mini e microgeração – já acumulam R$ 15,2 bilhões desde 2012, ano no qual a modalidade de geração de energia elétrica foi regulamentada no País. Dentre as fontes utilizadas na modalidade de geração distribuída – na qual o consumidor gera a própria energia elétrica, sem depender inteiramente da eletricidade provinda da rede –, a energia solar concentra mais de 99% das conexões.

Grande parte dos mais de 256 mil sistemas fotovoltaicos instalados estão em residências (72,4%), seguidos por empresas dos setores de comércio e serviços (18%), consumidores rurais (6,6%), industriais (2,6%) e poder público (0,4%). Todavia, em relação à potência instalada, o setor de comércio e serviços lidera a modalidade de geração distribuída com 39,5% da capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, seguido pelo setor residencial com 38,5% da potência dos sistemas fotovoltaicos instalados.

Geração distribuída no Brasil

O estado de Minas Gerais segue na liderança em quantidade e potência de unidades consumidoras com geração distribuída no Brasil. Minas Gerais tem mais de 54 mil unidades de geração distribuída, com potência instalada superior a 660 megawatts (MW). Em segundo lugar está o estado de São Paulo, com mais de 40 mil conexões e quase 400 MW de capacidade, seguido, em terceiro lugar, pelo estado do Rio Grande do Sul, com 35 mil sistemas de geração distribuída e 412 MW de potência.

Vantagens da geração solar distribuída

A geração distribuída traz benefícios econômicos, sociais, ambientais e técnicos. A vantagem econômica da geração solar distribuída impacta diretamente o consumidor, que já possui um alto custo com tarifas elétricas. Nesse caso, a instalação dos painéis solares possibilita uma redução bastante significativa dos gastos elétricos, podendo chegar a 98%, dependendo do caso, ao produzir a própria eletricidade ao invés de consumir da rede, fora que o excedente produzido pode ser injetado da rede e se transforma em créditos para abatimento nas contas de luz posteriores.

A geração distribuída trouxe também a possibilidade de produção descentralizada de energia elétrica, o que desafoga o sistema elétrico brasileiro. Outras vantagens são o aproveitamento da área e facilidade na construção das usinas solares, além dos benefícios ambientais, pois a energia solar fotovoltaica é uma fonte 100% limpa e renovável.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A geração solar distribuída é ideal para quem procura por economia nas contas de luz, deseja valorizar o imóvel e ainda reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera. Ao instalar os módulos fotovoltaicos no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural, o sistema fotovoltaico já começa a captar a irradiação solar durante todo o dia para transformá-la em eletricidade para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Fique livre dos sucessivos aumentos nas contas de luz, invista já em um sistema fotovoltaico. Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento, ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e encontre todos os equipamentos para geração de energia solar, como: painéis fotovoltaicos, geradores, inversores, transformadores, baterias de armazenamento e muito mais.

Fontes: ‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/07/03/brasil-atinge-marca-de-3-gigawatts-de-capacidade-instalada-em-energia-solar.ghtml’

‘http://www.monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10020290.pdf’

Fonte da imagem: ‘https://utilitymagazine.com.au/wp-content/uploads/2019/04/shutterstock_1171784143.jpg’

Compartilhe: