Área do Cliente

A geração de energia solar fotovoltaica acaba de atingir uma importante marca. A geração distribuída de energia solar ultrapassou os 4 gigawatts (GW) de potência instalada em todo o Brasil. De acordo com informações atualizadas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o País possui 331.286 sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração distribuída instalados em telhados e fachadas de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, com capacidade instalada total de 4.019 megawatts (MW).

Como a energia solar pode ser gerada de maneira descentralizada, ou seja, em pequenas usinas de propriedade do consumidor, a tecnologia traz a vantagem de que a produção elétrica pode abastecer não somente o local onde está o sistema fotovoltaico, mas também outras propriedades do mesmo titular por meio do sistema de compensação de créditos. Conforme divulga a Aneel, 412.734 unidades consumidoras recebem os créditos gerados pela produção de energia solar.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os sistemas fotovoltaicos já estão presentes em mais de cinco mil municípios, sendo que os maiores estados em potência instalada são: Minas Gerais (816 MW), São Paulo (511 MW), Rio Grande do Sul (509 MW), Mato Grosso (298 MW) e Paraná (284 MW). Os investimentos acumulados desde 2012 ultrapassam os R$ 19,4 bilhões e já geraram mais de 120 mil empregos no setor em todo o País.

Geração de energia solar

Os consumidores residenciais representam 72,7% do total de conexões fotovoltaicas de geração distribuída. Em seguida estão: setor de comércio e serviços, com 17,4%; consumidores rurais, 6,9%; indústrias, 2,5%; poder público, 0,4%; e outros tipos, como serviços públicos, com 0,03%, e iluminação pública, com 0,01%. Todavia, em potência instalada, o setor de comércio e serviços lidera, com 38,7% da capacidade instalada no País, seguido pelos consumidores residenciais (38,0%), consumidores rurais (13,1%), indústrias (8,8%), poder público (1,2%) e outros tipos, como serviços públicos (0,1%) e iluminação pública (0,02%).

Em publicação do Portal Solar, o presidente do conselho de administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, ressaltou que o Brasil registra um crescimento médio anual de 231% na geração solar distribuída. “Esse desenvolvimento traz benefícios para quem tem e para quem não tem solar em casa. Segundo nossos cálculos, desde 2012, a geração de energia solar nos telhados e pequenos terrenos viabilizou uma economia de mais de R$ 4,7 bilhões no bolso dos consumidores, recursos que foram reinjetados na economia local. Isso acontece pela liberação de renda – dinheiro economizado na conta de luz de quem possui sistema solar e usado por este consumidor na compra de outros produtos, na sua região”, disse.

Fonte solar cresce no Ceará

O Portal Solar ainda revelou que o número de instalações de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída mais do que dobrou no estado do Ceará nos últimos 12 meses, crescendo acima da média nacional. A Aneel aponta que a modalidade de geração distribuída cresceu 172% no Ceará, enquanto o Brasil registrou avanço de 136% no mesmo período. São 178 municípios cearenses que já possuem pelo menos um sistema fotovoltaico de geração de energia através de painéis solares instalados em casas, empresas e propriedades rurais. A potência instalada das 9.387 conexões fotovoltaicas é de 160 MW.

O estado figura entre os 10 maiores no ranking de geração distribuída, ultrapassando a Bahia e tomando a liderança na região Nordeste.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar continua a crescer em forte ritmo em todo o Brasil. Se você está em busca de economia nas suas contas de luz e ao mesmo tempo quer valorizar o seu imóvel, invista já em sistema fotovoltaico de microgeração para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Ao instalar os módulos fotovoltaicos no telhado da sua propriedade, os painéis solares já começam a captar a irradiação e transformá-la em eletricidade para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt, peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico e nunca mais se preocupe com o valor das suas contas de luz.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/energia-solar-fotovoltaica-atinge-4-gigawatts-em-telhados-e-pequenos-terrenos-no-brasil.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/geracao-solar-distribuida-cresce-172-no-ceara.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaica-solar-energia-limpa-5020802/’

Compartilhe: