Área do Cliente

O Ceará registrou crescimento de 44% no número de unidades de geração distribuída de fonte solar fotovoltaica em relação aos 12 meses de 2017. No ano passado, o crescimento da geração distribuída já havia sido de 98% em relação a 2016. O forte crescimento deve manter-se na casa dos dois dígitos nos próximos anos, caso não haja alterações no modelo de geração. Atualmente, o estado é líder no Nordeste no setor, e o sexto no ranking nacional de potência instalada e o oitavo no número de unidades geradoras de mini e microgeração distribuída.  

De acordo com os mais recentes dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ceará tem 1.307 unidades de geração distribuída, com potência instalada de 30,8 megawatts (MW). O setor registrou entre 2013 e 2017 a instalação de 719 unidades geradoras de energia solar fotovoltaica, com 12,6 MW de capacidade instalada e, somente em 2018, foram instalados 556 novos sistemas de geração distribuída em residências, empresas, prédios e propriedades rurais no estado. Somente a capacidade instalada adicionada neste ano é 37% superior em relação a 2017.  

A maior parte dos sistemas de mini e microgeração distribuída de energia solar fotovoltaica são residenciais, com 71,2% do total (909 unidades geradoras). Todavia, apesar de maior quantidade, os sistemas fotovoltaicos residenciais ficam atrás dos instalados em comércios em questão de potência instalada. O segmento “comercial” tem 284 unidades geradoras de energia solar fotovoltaica, que correspondem por 44% da potência instalada de geração distribuída no Ceará, com mais de 9 MW, enquanto a residencial dispõe de cerca de 5 MW. As outras unidades de geração distribuída de fonte solar estão em indústrias, prédios públicos e em propriedades rurais. 

Sistema de geração distribuída 

O sistema de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, seja de mini ou microgeração, possibilita ao consumidor gerar a própria energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da propriedade dele. Dentre as vantagens dos sistemas fotovoltaicos estão a alta durabilidade dos equipamentos e o baixo custo de manutenção. A eletricidade solar gerada garante economia nas contas de luz e faz com que o retorno do investimento se dê em poucos anos. 

Usina solar de 132 MW inicia testes 

A Aneel concedeu autorização para início das operações de teste de quatro usinas solares em Minas Gerais, com capacidade instalada somada de 132 MW. Os parques fotovoltaicos Solaire Paracatu I, II, III e IV têm capacidade individual de 33 MW cada e estão localizados no pequeno município de Paracatu, na mesorregião noroeste do estado de Minas Gerais. De acordo com as resoluções da Aneel, após o período de testes, com um resultado positivo, as usinas solares poderão iniciar as operações comerciais. 

As usinas de geração de energia solar fotovoltaica em Paracatu foram garantidas por meio de um leilão de energia realizado pelo governo em dezembro de 2015. O custo total do empreendimento de geração de energia elétrica solar foi estimado em R$ 678,4 milhões em 2017. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

Cada vez mais consumidores aproveitam as vantagens da energia solar fotovoltaica e investem em sistemas de geração distribuída para suas casas, empresas ou propriedades rurais. Com preços cada vez melhores, a energia solar ganha mais espaço nos lares dos brasileiros, que instalam placas solares para gerar energia e economizar nas contas de luz. Se você também está em busca de economia nas contas de luz, entre em contato conosco e descubra como ter o seu próprio sistema fotovoltaico. 

Fontes: ‘http://www.diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/geracao-de-energia-solar-domiciliar-e-empresarial-cresce-44-no-ce-1.2030800’ 

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’ 

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/11/solairedirect-recebe-autorizacao-para-teste-em-usina-solar-de-132-mw/35218#.W_0TsfZFzoo’ 

‘https://renewablesnow.com/news/brazil-okays-132-mw-of-solairedirect-solar-plants-to-start-operations-633963/’ 

Fonte da imagem: ‘ http://ri.eneva.com.br/images/Tau%C3%A1%20(2).jpg’

Compartilhe: