Área do Cliente

O Governo Federal vai disponibilizar cerca de R$ 3,2 bilhões para financiar a implantação de sistemas de mini e microgeração distribuída de energia solar fotovoltaica no Brasil. A iniciativa promete ser a mais abrangente até hoje para difusão da geração de energia solar fotovoltaica no País, segundo informações do Valor Econômico. Os recursos são dos fundos constitucionais, a juros muito abaixo das taxas de mercado e prazos mais longos para pagamento. A aprovação e liberação do crédito para instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaica deverá ser definida após reunião dos conselhos deliberativos das agências regionais de financiamento, Sudam, Sudene e Sudeco.

O financiamento para instalação dos painéis fotovoltaicos vai estar disponível para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As linhas de financiamento serão oferecidas por instituições públicas que operam como agentes financeiros dos fundos constitucionais. O Banco do Nordeste (BNB) deverá ter as melhores condições para financiamento dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, com juros anuais de 6,24% e até 12 anos para o pagamento do empréstimo, incluindo o período de carência correspondente a quatro anos.

Para o Banco da Amazônia (Basa), que cobre a região Norte, as taxas serão iguais às do BNB, porém, o prazo para pagamento do financiamento será de 36 meses, com dois meses de carência. Já para o Banco do Brasil, agente financeiro do Centro-Oeste, a taxa para empréstimos para sistemas fotovoltaicos será de 7,33% ao ano, com prazo de quitação da dívida em 24 meses e mais seis meses de carência. Com os principais bancos de fomento disponibilizando crédito para compra de painéis solares para geração de energia elétrica residencial, a tendência é que a geração distribuída de matriz solar fotovoltaica tenha crescimento mais acentuado nos próximos meses.

Para o jornal, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou que vê a iniciativa como um esforço para popularizar o uso das placas fotovoltaicas residenciais e geração de energia renovável. O País tem hoje quase 25 mil sistemas de mini ou microgeração distribuída de fonte solar fotovoltaica, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, mais de 99% dos sistemas de geração distribuída no Brasil são de painéis fotovoltaicos gerando energia solar.

Aproximadamente 70% dos microgeradores estão no segmento de comércio, prestação de serviços ou residências de renda média e alta. De acordo com Sauaia, as pessoas jurídicas estão encontrando caminhos para financiar os sistemas fotovoltaicos. O presidente da Absolar ainda reforçou que o investimento nos equipamentos fotovoltaicos para geração de eletricidade solar em residências, comércios ou propriedades rurais se paga em cerca de cinco anos e os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica têm vida útil mínima de 25 anos. “É melhor do que qualquer outro investimento”, afirma.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou desta novidade e quer aproveitar para ter o seu próprio sistema de geração de energia solar fotovoltaica? Quem gera a própria energia elétrica através de painéis fotovoltaicos pode consumir imediatamente a eletricidade produzida ou o excedente é injetado no sistema interligado, via concessionária de energia, e se transforma em créditos para abatimento nas contas de luz posteriores. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como gerar energia em casa através da luz do sol. Invista em um sistema de micro ou minigeração distribuída e descubra as vantagens da energia solar fotovoltaica.

Continue acompanhando o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘http://www.valor.com.br/brasil/5410515/fundos-vao-financiar-uso-de-energia-solar-com-r-32-bi’

‘https://www.abdib.org.br/blog/2018/03/27/fundos-vao-financiar-uso-de-energia-solar-com-r-32-bi/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/disposi%C3%A7%C3%A3o-do-painel-solar-telhado-1794514/”

Compartilhe: