Área do Cliente

As fontes de energia solar fotovoltaica e eólica vão abastecer a cidade de Sidney, na Austrália, fazendo da cidade 100% renovável. De acordo com uma publicação do Portal Solar, os parques solares e eólico que deverão fornecer eletricidade limpa e sustentável à cidade estão localizados em Nova Gales do Sul e vão representar uma economia de US$ 500.00 – cerca de R$ 2,7 milhões –, além da redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 200 mil toneladas nos próximos 10 anos. A iniciativa vai ajudar o país a atingir as metas sustentáveis de redução da emissão de poluentes, como também na geração de empregos.

Sidney trocou a matriz energética de diversas propriedades, incluindo 115 prédios como bibliotecas e edifícios de escritório; 75 parques; cinco piscinas; e 23 mil luzes de iluminação pública. Conforme destacou a prefeita Clover Moore, há urgência na adoção de medidas sustentáveis para combater as mudanças no clima. “Estamos no meio de uma emergência climática, por isso decidimos pela troca emergencial. Se quisermos reduzir as emissões e aumentar o setor de energia verde, todos os níveis do governo devem passar urgentemente para a energia renovável”, disse.

A cidade é um dos melhores exemplos de consciência sobre o clima e promove há décadas mudanças importantes para a neutralização das emissões de carbono. “Setenta por cento das emissões mundiais são geradas nas cidades, portanto a ação que os governos das cidades realizam é absolutamente crítica”, explicou Moore. As iniciativas sustentáveis não vem de hoje, o governo de Sidney já previu a construção de uma usina de geração de energia solar fotovoltaica em uma área de 15 mil hectares, com capacidade instalada de 10 gigawatts (GW), que deverá enviar energia até Singapura, por meio de um cabo submarino de 3,8 mil quilômetros.

Apesar de investir em renováveis, a Austrália é o terceiro maior exportador de combustíveis fósseis do mundo, com forte dependência das receitas geradas com a venda de gás e carvão, grandes responsáveis pelas emissões de poluentes na atmosfera.

Exemplo para outras cidades

A iniciativa de Sidney deve impulsionar as renováveis e novas cidades verdes devem surgir com o tempo. Aqui no Brasil, no estado do Paraná, o governo já busca o intercâmbio de informações para implantação de sistemas de geração de energia elétrica limpa. Para tal, representantes do governo paranaense participaram de uma reunião online com integrantes da C40 – rede das 94 maiores cidades do mundo para o enfrentamento das mudanças climáticas –, membros do governo alemão da área de desenvolvimento sustentável, e do Programa C40-CFF (Cities Finance Facility) para áreas de negócios, energia e estratégia industrial.

Durante a reunião, o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega, destacou que a pasta já desenvolve um projeto-piloto para a implantação de sistemas fotovoltaicos em 240 prédios públicos em diversos municípios do estado, incluindo as escolas municipais. “Temos aproximadamente 5 mil escolas públicas nos 399 municípios paranaenses. Temos um projeto-piloto em andamento, mas queremos ir além. Nossa meta é alcançar todas as escolas municipais”, disse Ortega.

Os benefícios da geração de eletricidade solar também foram elencados pelo secretário. “Há ganhos diretos em relação ao meio ambiente, com a menor demanda de energia produzida por outras matrizes. Há também a economia de recursos públicos, o que faz com que as prefeituras possam destinar o dinheiro do contribuinte para outras áreas e, assim, promover o desenvolvimento sustentável e a transformação na vida das pessoas”, explicou.

Conforme informações divulgadas pela Agência de Notícias do Paraná, a parceria do estado com a C40 é importante para ampliar a fonte fotovoltaica no Paraná.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar é a melhor fonte para um futuro mais verde e sustentável. Iniciativa como a de Sidney é exemplo a ser seguido por governantes de todo o mundo contra as emissões de gases de efeito estufa.

Se você se interessa por geração renovável e quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, entre em contato conosco da SunVolt e descubra como gerar a sua própria eletricidade a partir de painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural. Economize até 98% nas tarifas elétricas, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um mundo mais sustentável e com menos emissões de gases poluentes.

Peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/sidney-na-australia-passa-a-ser-alimentada-com-energia-solar-e-eolica.html’

‘https://www.euronews.com/living/2020/07/01/city-of-sydney-now-runs-on-100-renewable-energy’  

‘https://www.pv-magazine.com/2020/07/02/city-of-sydney-flicks-the-switch-to-100-green-power/’

‘http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=108680’

Fonte da imagem: ‘https://static.euronews.com/articles/stories/04/78/24/80/1052x701_cmsv2_a6120728-c5a7-59bb-a026-3db540e508a8-4782480.jpg’

Compartilhe: