Área do Cliente

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, concedeu entrevista ao Portal Solar e apontou que a fonte solar fotovoltaica ainda tem muito a crescer no País. O titular da pasta vê grande potencial de ampliação da matriz solar, elogiou os projetos de regulamentação do setor no Congresso e disse que a fonte contribui para o aumento da confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, “com um potencial de redução de custos aos consumidores pela grande competitividade da fonte observada nos últimos leilões”.

Albuquerque destacou que o Brasil tem aproximadamente 5 gigawatts (GW) de capacidade instalada de empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica, sendo 2,6 GW em usinas de grande porte (geração centralizada), enquanto os outros 2,4 GW são de usinas de pequeno porte (geração distribuída), que são sistemas fotovoltaicos instalados em residências, indústrias, comércios, prédios e propriedades rurais, gerando eletricidade solar diretamente para o local onde está instalado.

O ministro avalia que a fonte solar passou por um processo de amadurecimento nos últimos anos. Segundo ele, a redução nos valores de investimentos, devido às quedas nos preços dos painéis solares, traz ganhos aos consumidores que podem usar a energia solar com preços cada vez mais competitivos. Albuquerque também destacou a geração de empregos do setor fotovoltaico. “A fonte solar contribui para a descarbonização da nossa matriz, que já é uma das mais limpas do mundo, sendo também responsável por gerar uma grande quantidade de empregos, aspecto ainda mais importante tendo em vista os impactos econômicos da pandemia da Covid-19”, disse.

“Diria que um dos desafios a ser enfrentado pelo mercado solar passa pelo desenvolvimento dos projetos híbridos, principalmente com armazenamento de energia por meio de sistemas de baterias. Esse desenvolvimento gerará profundas transformações no setor elétrico que conhecemos hoje”, prevê o ministro.

Leilões de energia adiados

Os próximos leilões de energia nova e de transmissão no Brasil foram adiados por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A medida foi anunciada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), através do site oficial, com a justificativa de que o surto de coronavírus surpreendeu o mercado e mudou hábitos de consumo da sociedade. O anúncio do MME ressalta que não se trata de um cancelamento dos leilões de 2020 no setor elétrico, mas sim um adiamento até a retomada na atividade econômica e a normalização na situação de saúde pública. Os leilões estavam programados para o dia 30 de abril.

A pasta disse que, apesar do adiamento, os atos já realizados permanecem em vigor. Em março de 2019, o MME apresentou um planejamento para os próximos três anos de aquisições de energia elétrica e infraestrutura de transmissão. Estão programados seis leilões de energia – dois ao ano –, que podem incluir a energia solar fotovoltaica como usina participante. Estão planejados, por ano, um leilão A-4, com prazo para fornecimento de energia elétrica em quatro anos após a licitação, e um leilão A-6, com prazo de seis anos.

Os certames foram adiados por tempo indeterminado, portanto, ainda não há uma nova data ou previsão para a realização dos leilões.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite todas as vantagens da energia solar e invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, gerando eletricidade limpa e renovável durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento de sistema fotovoltaico. Ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para gerar energia solar.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/energia-solar-pode-aumentar-confiabilidade-do-fornecimento-e-baratear-conta-diz-ministro-de-minas-e-energia.html’

‘http://www.mme.gov.br/todas-as-noticias/-/asset_publisher/pdAS9IcdBICN/content/postergados-leiloes-de-energia-eletrica-e-de-transmiss-1’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/o-brasil-tambem-adia-os-leiloes-de-energia-e-transmissao-para-o-covid-19/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-usina-de-energia-solar-4525178/’

Compartilhe: