Área do Cliente

A fabricante chinesa de painéis solares BYD vai dobrar a produção no Brasil neste ano. A expansão significativa da produção dá-se por um otimismo da empresa com o mercado de geração de energia solar fotovoltaica nacional, tanto de geração distribuída quanto de geração centralizada, e pela queda nos custos dos componentes dos equipamentos fotovoltaicos nos últimos anos. Segundo o planejamento da BYD, a produção em dobro dos painéis fotovoltaicos deve começar já a partir de 1 de fevereiro. As informações foram divulgadas pelos sites Exame e Portal Solar. 

De acordo com o diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD no Brasil, Adalberto Maluf, “falta definir algumas ações, mas já está certo dobrar a produção em relação ao produzido em 2019”. Desde 2017, a BYD possui uma fábrica de equipamentos fotovoltaicos em Campinas, no interior de São Paulo, que concorre pela demanda de projetos solares no País principalmente com a unidade local de outra fabricante, a Canadian Solar, que possui produção em Sorocaba (SP), além de equipamentos importados de fornecedores chineses como Trina Solar, Jinko e JA Solar. 

A BYD prevê que a produção das suas fábricas de equipamentos fotovoltaicos no País alcance uma participação de 35% no mercado doméstico neste ano, contra 20% registrado em 2019. Essa expectativa da companhia deve-se, principalmente, à queda nos custos dos insumos chineses para montagem dos painéis no Brasil, em um momento no qual há uma redução no ritmo de construção de novas usinas solares no país asiático. 

“Demos uma respirada, já que as células de maior qualidade e mais caras caíram de preço. Dessa maneira, neste ano estamos trazendo insumos mais baratos, com um preço mais próximo do painel importado, e por isso decidimos aumentar a produção”, afirmou Maluf. Ainda segundo o diretor, o aumento de produção será viabilizado por meio do aumento de equipes, sem grandes investimentos produtivos. “Estávamos trabalhando com turno estendido, e agora serão dois turnos estendidos. Estamos dobrando a compra de insumos e aumentando em 50% os funcionários”, acrescentou. 

Outra medida importante que pode ter sido decisiva para o aumento da produção de painéis solares em Campinas pela BYD foi a aprovação de uma resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) brasileira, que no final do ano passado zerou todos os impostos de importação para células solares. 

Energia solar em parque tecnológico de Pelotas (RS) 

A cidade de Pelotas, na região sul do Rio Grande do Sul, vai ganhar uma usina de geração de energia solar fotovoltaica no parque tecnológico do município. O investimento de mais de R$ 420 mil é proveniente de uma emenda parlamentar e do orçamento municipal. Deverão ser instalados 245 painéis solares que formarão coberturas para 32 vagas de estacionamento. De acordo com o Conselho de Administração do Pelotas Parque (Consad), a usina solar deve gerar economia de até 90% no consumo elétrico das áreas comuns. 

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt 

O aumento da produção de painéis fotovoltaicos anunciado pela BYD significa que o mercado fotovoltaico nacional seguirá em expansão e a fonte solar terá um grande ano pela frente. Aproveite você também todas as vantagens da energia solar, economize nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e diminua as emissões de gases poluentes. O sistema fotovoltaico pode ser instado no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural e tem o retorno do investimento entre cinco a sete anos, conforme a sua localidade. 

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre online, com total segurança, todos os equipamentos para gerar energia solar. 

Fontes: ‘https://exame.abril.com.br/negocios/chinesa-byd-preve-dobrar-producao-de-paineis-solares-no-brasil-em-2020/' 

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/chinesa-byd-deve-dobrar-producao-de-paineis-solares-no-brasil-este-ano.html'’ 

https://www.portal-energia.com/byd-brasil-planeia-dobrar-producao-paineis-solares-148260/' 

https://www.baguete.com.br/noticias/15/01/2020/parque-tecnologico-de-pelotas-tera-energia-solar' 

Fontes da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/painel-solar-sol-electricidade-1393880/' 

Compartilhe: