Área do Cliente

A fabricante de equipamentos fotovoltaicos Canadian Solar fechou contrato para geração de energia solar fotovoltaica Brasil, nos estados de Pernambuco e Minas Gerais. Segundo informações divulgadas pelo site da fabricante de equipamentos solares, o grupo anunciou contrato de PPA (private power purchase) de 15 anos com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e outro contrato de 20 anos com a empresa petroquímica Braskem, que totalizam 247 megawatts-pico (MWp) em projetos de energia solar fotovoltaica no País.

Para a Copel, a Canadian Solar vai construir uma usina no município de São José do Belmonte, em Pernambuco, chamada Ciranda Solar, até o final de 2021, e outro empreendimento fotovoltaico em Terra Nova, chamado de projeto Salgueiro, que deve entrar em operação já no final deste ano, com capacidade instalada de 114 MWp. De acordo com informações do jornal Diário de Pernambuco, o projeto Salgueiro teve atraso no prazo de entrega devido à pandemia. O investimento foi na ordem de R$ 300 milhões e a previsão é que haja a geração de 500 empregos diretos e outros 1.500 indiretos.

Já a Braskem está comprometida com uma economia de baixo carbono e comprará energia solar fotovoltaica para atingir suas metas de sustentabilidade e melhorar a eficiência energética das operações. Para este PPA, a fabricante vai construir um empreendimento fotovoltaico de 152 MWp em Minas Gerais, estado que que já possui outros projetos desenvolvidos pela companhia. As obras estão programadas para iniciar em 2021 e entrar em operação comercial antes do fim de 2022.

Ainda segundo a fabricante, ambos projetos vão utilizar módulos fotovoltaicos de alta eficiência da Canadian Solar. Quando entrarem em operação, as usinas de geração de energia solar fotovoltaica combinadas vão gerar aproximadamente 610 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade solar limpa e renovável, o equivalente ao consumo anual de energia elétrica de cerca de 250 mil famílias.

Esses dois novos projetos de geração de energia solar vão se somar ao portfólio brasileiro da companhia, que já possui mais de 1,9 gigawatts-pico (GWp) em contratos. Na América Latina, a capacidade ultrapassa os 2,6 GWp em potência combinada. Segundo o presidente e CEO da Canadian Solar, Dr. Shawn Qu, a empresa tem “um compromisso de longo prazo com a energia solar no Brasil e continuará sendo um dos nossos mercados mais importantes ".

Energia solar em Pernambuco

O Diário de Pernambuco fez um levantamento de informações sobre a geração fotovoltaica no estado da região Nordeste. Segundo a publicação, atualmente, o estado ocupa a 14a posição nos estados com maior capacidade instalada de fonte solar, com 51,7 megawatts (MW). No Nordeste, Pernambuco fica atrás do Ceará, que detém 88,4 MW; Bahia, com 66 MW; e Rio Grande do Norte, 52,6 MW.

O estado promoveu ainda o primeiro leilão público a incluir a fonte solar, em 2013, e também foi pioneiro na elaboração de um Atlas Eólico e Solar no País.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Gostou destas novidades? Aproveite você também todas as vantagens da energia solar e tenha o seu próprio sistema fotovoltaico a partir de painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural. As placas solares vão captar a luz do sol durante todo o dia e transformá-la em eletricidade solar para autoconsumo da sua família ou atividade profissional, gerando alta economia nas suas contas de luz, que pode chegar a até 98% na tarifa.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse e compre online todos os equipamentos fotovoltaicos na nossa loja virtual www.sunvoltshop.com.br.

Fontes: ‘http://investors.canadiansolar.com/news-releases/news-release-details/canadian-solar-signed-two-corporate-ppas-274-mwp-solar-power’

‘https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2020/06/mais-geracao-de-energia-solar-em-pernambuco.html’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/06/23/braskem-assina-contrato-de-compra-de-energia-renovavel-com-canadian-solar.htm’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53138219/canadian-solar-fecha-contratos-com-braskem-e-copel’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-sistema-solar-4522954/’

Compartilhe: