Área do Cliente

A fabricante chinesa de equipamentos fotovoltaicos BYD, com fábrica em Campinas, interior de São Paulo, inaugurou sua primeira usina solar voltada exclusivamente para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil. A usina fotovoltaica dedica a pesquisa é a maior do Brasil e foi instalada em Campinas, com investimento de R$ 7 milhões em equipamentos, e foi construída dentro do conceito da indústria 4.0, em parceria com o grupo Royal FIC e o Instituto Eldorado.

Segundo informações da BYD, a fazenda solar possui uma estação meteorológica completa e será destinada a estudos de diversos tipos de módulos fotovoltaicos em clima tropical, como também à integração com sistemas de armazenamento de energia solar fotovoltaica por baterias e testes de novos inversores. Esse projeto de P&D começou a ser idealizado em 2018, a partir da inclusão da fabricante de equipamentos solares no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS). Com tecnologia de ponta, todos os equipamentos instalados na usina fotovoltaica fornecem dados a um sistema supervisório central, que possui um software capaz de compilar todas as informações do monitoramento remoto.

De acordo com o diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf, a empresa sempre investe em inovação e a nova usina de geração de energia solar em Campinas vai possibilitar testar novas tecnologias. “Essa usina laboratório será o maior ecossistema de inovação e pesquisa em energia solar fotovoltaica do País. Ali poderemos testar novos materiais e aplicações, assim como as principais tecnologias fotovoltaicas em produção no país, desde os módulos poli e mono-PERC, half cell, bifaciais, vidro-vidro e suas aplicações em diferentes tipos e tamanhos de sistemas de armazenamento com baterias de lítio-ferro (LFP). Nossa meta é simular os efeitos e impactos dos diferentes climas brasileiros na durabilidade das tecnologias no Brasil”, disse.

O escopo da pesquisa será desenvolvido pelo Instituto Eldorado, responsável também pela coleta de dados, análises e conclusões dos estudos. Segundo o gerente de P&D do Instituto Eldorado, Joaquim Carlos, “este investimento é muito importante para a pesquisa do setor fotovoltaico no País, desenvolvendo conhecimento e competência tecnológica”.

Usina solar em Campinas

A usina solar em Campinas, dedicada a P&D, terá capacidade de 500 quilowatts (kW), gerados a partir de diferentes tecnologias de módulos fotovoltaicos: monocristalino PERC e policristalino, convencional e vidro-vidro. Os painéis solares também tiveram suas instalações em diferentes métodos como: trackers (seguidor solar), estrutura fixa metálica e estrutura fixa de eucalipto em altura e ângulos de inclinação diversos.

Outra inovação a ser pesquisada foi a instalação de car port de grandes dimensões, ou seja, telhado fotovoltaico sobre uma área de estacionamento dedicada à geração de eletricidade solar para abastecimento de veículos elétricos. Na usina solar também foi construído um modelo maior de car port para testar a capacidade de geração de energia solar para abastecimento de ônibus – já que a BYD possui uma linha completa de ônibus 100% elétricos. Foi instalado também um ESS – container de 630 quilowatts-hora (kW/h) de capacidade de armazenamento de energia elétrica.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Você também pode ter um sistema fotovoltaico instalado na sua casa, empresa ou propriedade rural e começar a aproveitar todas as vantagens da energia solar. Economize até 98% nas suas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para um mundo mais verde e sustentável.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Fontes: ‘http://www.byd.ind.br/noticias/byd-inaugura-sua-primeira-usina-fotovoltaica-de-pd-no-brasil/’

‘https://www.eldorado.org.br/noticias/byd-inaugura-sua-primeira-usina-fotovoltaica-de-p-projeto-e-fruto-de-parceria-com-o-eldorado-e-royal-fic/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/byd-inaugura-usina-fotovoltaica-dedicada-a-pesquisa-e-desenvolvimento-em-campinas-sp.html’

‘https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/08/campinas_e_rmc/975804-byd-inaugura-1-usina-fotovoltaica.html#’

Fonte da imagem: ‘https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2020/08/BYD-Usina-RFS-9330baixa-scaled.jpg’

Compartilhe: