Área do Cliente

A BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, baterias e módulos fotovoltaicos, com sede em Campinas, no interior de São Paulo, revelou que alcançou 1 gigawatt (GW) em vendas de módulos fotovoltaicos entregues no Brasil. A informação foi divulgada pelo Portal Solar, e o montante vendidos representa um terço da capacidade de energia solar fotovoltaica em funcionamento no País – atualmente com cerca de 3 GW. O crescimento das vendas foi registrado a partir do fim de 2018, quando a fabricante mudou o foco de grandes plantas fotovoltaicas para projetos de geração distribuída, com, no máximo, 5 megawatts (MW) de potência instalada.

No total, foram vendidos 750 MW em módulos fotovoltaicos para geração centralizada e outros 250 MW para mini e microgeração distribuída. Os painéis solares começaram a ser produzidos na fábrica de Campinas em 2017, quando a companhia inaugurou sua segunda sede. Com a nova fábrica, a fabricante de painéis solares começou o processo de crescimento no setor de geração distribuída, oferecendo como vantagem dos seus módulos a garantia de 25 a 30 anos. Outra vantagem da produção nacional de equipamentos fotovoltaicos é a facilidade de acesso para a contratação de empréstimos dedicados ao fomento da geração renovável.

A BYD Brasil agora se prepara para montar uma fábrica de baterias de íon lítio no Amazonas, para armazenamento de energia elétrica produzida por painéis solares. Assim, a companhia pretende oferecer soluções de armazenamento de energia a consumidores industriais e comerciais e ao setor rural.

Usinas solares na Esplanada dos Ministérios

O presidente Jair Bolsonaro revelou em seu perfil oficial na rede social Twitter a intenção do governo em investir em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. O projeto, em preparação pela equipe técnica, visa reduzir os gastos de energia elétrica no setor público em Brasília. Segundo o presidente, a revisão de contratos, aliada à geração de eletricidade solar, vai permitir economia de até 90% nos gastos com tarifas de energia. Bolsonaro manifestou desejo de instalar usinas de microgeração solar distribuída nos prédios anexos da Esplanada dos Ministérios.

“As medidas fazem parte da iniciativa ‘Esplanada Sustentável’, que tem como objetivo promover a adoção de modelos de gestão voltados ao uso racional de recursos naturais e à sustentabilidade ambiental e econômica”, disse Bolsonaro. O Ministério da Economia vai oferecer um portal com informações gerenciais para readequação contratual e redução dos gastos públicos, como também do consumo de energia. Seis órgãos da administração direta já iniciaram revisões contratuais, e a previsão é de redução em R$ 2,6 milhões ao ano. Com base nos dados levantados, outros órgãos e instituições públicas de competência federal poderão identificar e propor medidas para redução do consumo e gasto com energia elétrica.

O Ministério de Minas e Energia (MME) já possui um sistema fotovoltaico, com painéis solares instalados sobre o telhado do edifício-sede desde 2016. A iniciativa foi resultado de uma parceria de cooperação técnica entre o ministério e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Foram instalados 154 painéis solares, com potência de 60 quilowatts-pico (kWp), permitindo que parte da eletricidade consumida seja compensada através da própria geração de eletricidade solar.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite você também todo o potencial e vantagens da energia solar. Invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural e economize nas suas contas de luz. Ao ter placas solares instaladas sobre o telhado da sua propriedade, captando a luz solar e transformando-a em eletricidade para consumo da sua família ou atividade profissional, você garante alta economia nas tarifas, valoriza o seu imóvel e ainda contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/fabricante-chinesa-byd-alcanca-1-gw-em-vendas-de-geradores-fotovoltaicos-no-brasil.html’

‘https://www.valor.com.br/empresas/6386255/chinesa-byd-atinge-mil-mw-em-modulos-solares-no-pais’

‘https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1169594788607344641’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/para-reduzir-gastos-bolsonaro-quer-instalar-usinas-solares-na-esplanada-dos-ministerios.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/homem-trabalhando-constru%C3%A7%C3%A3o-3752512/’

Compartilhe: