Área do Cliente

A fabricante chinesa de equipamentos fotovoltaicos Longi Solar estabeleceu um novo recorde mundial de eficiência de um módulo PERC monocristalino de 60 células. Os módulos solares desenvolvidos atingiram eficiência energética de 20,83%, frente ao recorde anterior de 20,41%. Os testes foram realizados por institutos independentes, que comprovaram a eficiência de conversão fotoelétrica. Essa foi a quarta vez somente em 2018 que a empresa superou os seus índices de eficiência em módulos solares. 

“A Longi Solar continua expandindo os limites da tecnologia PERC para melhorar ainda mais o desempenho de custos”, afirmou o vice-presidente da Longi Solar, Lv Jun. A fabricante de painéis fotovoltaicos está atualizando toda a sua linha para a tecnologia PERC, de emissor de meio canal monocristalino pós-passivo, e espera que o modelo se torne dominante no mercado nos próximos anos e atinja cerca de 158 gigawatts (GW) na demanda global até 2022. As melhorias na eficiência da conversão nos módulos estão vinculadas ao menor custo de produção. 

A empresa aposta na sua nova tecnologia bifacial, de células fotovoltaicas com duas faces para absorver a energia solar. Essa tecnologia permite absorver a luz refletida do solo ou de alguma superfície, o que possibilita maior capacidade de geração de energia solar fotovoltaica utilizando o mesmo espaço de uma placa solar tradicional. De acordo com o presidente da companhia, Zhenguo Li, a empresa espera enviar 1 GW de módulos bifaciais ao mercado até o final deste ano e tenha capacidade de produção para mais 10 GW em 2019. 

Hyunday Kia desenvolve carro a combustão com painel solar 

O grupo coreano Hyundai Kia está desenvolvendo um veículo com motor a combustão aliado a células fotovoltaicas no teto e no capô para aumentar a eficiência energética do modelo. Além dos carros 100% elétricos ou híbridos, a fabricante disse estar em busca de novas tecnologias para gerar eletricidade e aumentar a eficiência de seus veículos. Ao todo, serão introduzidos três sistemas distintos de captação de energia solar fotovoltaica nos modelos da marca, o primeiro destina-se aos híbridos plug-in, permitindo que os painéis solares carreguem entre 30% e 60% das baterias durante o dia. 

Os modelos 100% elétricos, sem emissão de gases poluentes, ainda estão em desenvolvimento pela montadora, mas a porcentagem de abastecimento do modelo apenas com a energia elétrica gerada pelos painéis solares ainda não foi estimada. Já para os veículos com motor a combustão, os painéis fotovoltaicos vão servir para carregar as baterias do sistema elétrico interno, ajudando também na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2). Esses modelos devem utilizar painéis fotovoltaicos transparentes que, além de captar a irradiação solar e transformar em energia elétrica limpa e renovável, também será um teto panorâmico aos veículos. 

O grupo coreano afirma que vai usar painéis solares de silicone, com capacidade de geração de 100 watts (W), o que permitiria gerar até 100 watts-hora (Wh) de energia solar. Essa potência gerada é enviada por um controlador de voltagem, maximizando a energia captada.  

SunVolt Energia Solar Fotovoltaica 

Está em busca de economia nas contas de luz da sua casa, empresa ou propriedade rural? Aproveite as vantagens da energia solar e invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída de fonte solar fotovoltaica e tenha painéis solares gerando energia limpa e renovável todos os dias. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia solar fotovoltaica, instalação, homologação, manutenção e assistência técnica. Entre em contato com um de nossos representantes e peça o seu orçamento. 

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/longi-quebra-novo-recorde-de-eficiencia-do-modulo-perc/’ 

‘https://www.prnewswire.com/news-releases/longi-solar-reescreve-o-recorde-mundial-de-eficiencia-da-conversao-do-modulo-perc-para-20-83--851104018.html’ 

‘https://www.pv-tech.org/news/longi-solar-takes-p-type-mono-perc-module-to-verified-record-20.83-conversi’ 

‘https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2018/11/hyundai-kia-tera-painel-solar-para-motores-de-combustao-interna/35101#.W_Z7vfZFzoo’ 

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/painel-solar/painel-solar-fotovoltaico-bifacial.html’ 

Fonte da imagem: ‘https://theecologist.org/sites/default/files/styles/inline_l/public/NG_media/402155.jpg?itok=xk7vNJkv’

Compartilhe: