Área do Cliente

A energia solar fotovoltaica tem um papel de destaque para a viabilização da digitalização do agronegócio no Brasil. Isso foi o que apontaram especialistas durante o podcast promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), chamado de “Um Lugar ao Sol”. Segundo a associação, o País possui 21 mil sistemas de geração de energia solar fotovoltaica no campo, que atendem a 30 mil unidades consumidoras de produtores rurais.

Conforme destacou o presidente da consultoria agrícola Datagro, Plínio Nastari, a fonte solar pode ser aliada na digitalização da agricultura no Brasil. “Uma aplicação importantíssima dessa tecnologia está relacionada com a digitalização da agricultura, que depende de torres de transmissão de internet em locais remotos, onde não há ligação elétrica. Isso tem que ser viabilizado pela geração fotovoltaica. A modernização do campo e das práticas agrícolas está muito relacionada a essa fonte”, explicou Nastari.

Ainda segundo Nastari, o sistema fotovoltaico permite a instalação de painéis solares em locais de difícil acesso e sem infraestrutura de transmissão de energia elétrica, o que permite ficar livre das oscilações de energia que muitas vezes queimam equipamentos, além de permitir o acesso à internet em locais remotos. Na mesma edição do podcast, o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, disse que os produtores rurais já representam o R$ 2,3 bilhões em investimentos na geração e consumo de eletricidade solar.

“Os produtores rurais estão começando a usar essa tecnologia para se tornarem mais competitivos, reduzindo seus gastos com energia elétrica, ao mesmo tempo em que enxergam a energia solar fotovoltaica como uma tecnologia de sustentabilidade”, disse Sauaia. “Existe uma tendência global de produção sustentável. Os produtores brasileiros modernos estão atentos a isso e sabem que se não começarem a demonstrar sustentabilidade na prática, alguns mercados não vão consumir seus produtos”, alertou o dirigente.

A fonte solar pode ser utilizada para bombeamento de água, irrigação de plantações, dessedentação animal, refrigeração de leite e outros processos produtivos. Além da produção, a eletricidade solar também pode ser usada para abastecimento elétrico direto, na iluminação, cercas elétricas, sistemas de comunicação, vigilância e internet para o campo.

Solar ultrapassa 500 MW no RS

O Rio Grande do Sul ultrapassou 500 megawatts (MW) de capacidade instalada de geração solar distribuída. Isso é o que revela os dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nos quais apontam que o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição no ranking estadual de geração distribuída de fonte solar fotovoltaica no Brasil. A potência instalada total é de 508 MW, com quase 45 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede, que geram créditos para abatimento em cerca de 54 mil unidades consumidoras.

A tecnologia fotovoltaica já está presente em mais de 90% dos 497 municípios gaúchos, que têm, pelo menos, um sistema de geração de energia solar fotovoltaica em funcionamento. Um dos municípios em destaque é Caxias do Sul, que lidera a geração fotovoltaica no estado. De acordo com a coordenadora estadual da Absolar para o Rio Grande do Sul, Mara Schwengber, em publicação do Portal Solar, a região é estratégica para o desenvolvimento da matriz fotovoltaica no País. “O estado gaúcho possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, disse ela.

Já de acordo com o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, a fonte terá função cada vez mais estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável no Brasil. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, concluiu Sauaia.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O uso da energia solar no campo traz diversas vantagens ao produtor rural. A fonte é extremamente versátil e permite a geração fotovoltaica em casas, empresas e propriedades rurais a partir de sistemas de micro e minigeração distribuída.

Se você quer economizar até 98% nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um mundo mais verde e sustentável, invista já na energia solar. Entre em contato conosco da SunVolt e peça o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/energia-solar-fotovoltaica-tem-papel-importante-na-digitalizacao-do-agronegocio-apontam-especialistas.html’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/energia-solar-no-rio-grande-do-sul-ultrapassa-500-megawatts-de-geracao-distribuida.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/painel-solar-energia-solar-5542443/’

Compartilhe: