Área do Cliente

A fonte de energia solar fotovoltaica tem 29,7 gigawatts (GW) cadastrados em empreendimentos de geração de energia elétrica para a disputa do próximo Leilão A-6, previsto para 17 de outubro deste ano. A informação foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que concluiu o cadastramento dos projetos de geração de energia que irão participar do Leilão de Energia Nova A-6, que incluem fontes solar fotovoltaica; eólica; termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural; e hidrelétrica com capacidade instalada de um a 50 megawatts (MW).

Foram admitidos 1.829 projetos de geração de energia elétrica, a maior quantidade de empreendimentos concorrentes já registrados para os leilões de energia do governo, com oferta de capacidade instalada total de 100,8 GW nessa fase inicial do certame. Destes, 825 empreendimentos são usinas de geração de energia solar fotovoltaica, enquanto a eólica tem 845 projetos cadastrados, com 25,1 GW de potência instalada. Os projetos termelétricos a gás natural somam 41,7 GW, biomassa somam 1,3 GW e a carvão 1,6 GW; as pequenas centrais hidrelétricas (PCH) somam 939 MW; Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) ofertam apenas 39 MW; e as hidrelétricas (UHE) concorrem com 213 MW.

O estado da Bahia é o que mais tem projetos de usinas solares aceitos, com potência instalada somada de 6,9 GW, seguido pelo Piauí (6,8 GW), Rio Grande do Norte (5,2 GW), Ceará (3,1 GW), Pernambuco (2,7 GW), Minas Gerais (2,5 GW), Paraíba (727 MW), Mato Grosso do Sul (450 MW) e Tocantins (225 MW). Esses números são bastante semelhantes aos do Leilão de Energia A-4 – para os quais 26 GW de projetos já foram pré-qualificados –, pois, em muitos casos, o mesmo empreendimento de geração de energia elétrica vai competir em ambos os certames.

Os projetos selecionados no Leilão A-6 devem estar conectados à rede de distribuição e entrar em operação de abastecimento do Sistema Elétrico Brasileiro a partir de janeiro de 2025. Com o prazo maior para conclusão do projeto, há a possibilidade de os desenvolvedores apresentarem propostas mais baixas, à espera de reduções de preço da tecnologia fotovoltaica, por exemplo. Esse será o primeiro Leilão do tipo A-6 com participação da fonte solar fotovoltaica, já que a mesma havia sido excluída do certame no ano passado.

Os próximos leilões deste ano (A-4 e A-6) fazem parte do planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME). Estão programados dois leilões de “energia nova” ao ano até 2021. Para os Leilões A-4, estão programadas as datas de 23 de abril de 2020 e 29 de abril de 2021, enquanto para os Leilões A-6, estão programadas as datas de 24 de setembro de 2020 e 30 de setembro de 2021.

Projeto de PPP no Piauí

O governo do Piauí disponibilizou para consulta pública o edital para o projeto de Parceria Público Privada (PPP) para a construção de uma miniusina de geração de energia solar fotovoltaica no estado. Esse edital ficará em consulta até o próximo dia 11 de julho, e a expectativa do governo é que as propostas comecem a ser recebidas em agosto. O projeto prevê a instalação de oito usinas solares com capacidade instalada de 5 MW nos municípios de Caraúbas, Miguel Alves, José de Freitas, Piracuruca, Cabeceiras e Canto do Buriti.

O objetivo é que a eletricidade solar gerada seja injetada na rede de distribuição e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica dos órgãos do governo, o que pode representar uma economia inicial de 14% nas contas de luz.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? A energia solar fotovoltaica ganha cada vez mais protagonismo e aos poucos vai conseguindo maior participação na matriz elétrica nacional com as adições via leilões do governo. Se você já conhece todas as vantagens da energia solar e quer aproveitá-las também, entre em contato conosco da SunVolt e invista em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade e gere eletricidade limpa e renovável todos os dias.

Economize nas suas contas de luz. Peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-376/Release%20Cadastramento%20A6-2019.pdf’

‘http://www.epe.gov.br/pt/imprensa/noticias/epe-cadastra-1-829-empreendimentos-para-o-leilao-a-6-de-2019-e-bate-recorde-de-oferta-com-mais-de-100-gw’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/a-fotovoltaica-competira-no-leilao-a-6-com-projetos-de-297-gw/’

‘https://epbr.com.br/governo-do-piaui-licita-em-agosto-ppp-para-energia-solar-fotovoltaica/’

Fonte da imagem: ‘https://www.oekoprofit-muelheim-an-der-ruhr.de/wp-content/uploads/2018/04/Unbenannt-55.jpg’

Compartilhe: