Área do Cliente

Empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica correspondem por 62,5% de toda a potência cadastrada para concorrer nos próximos Leilões A3 e A4, realizados pelo Governo e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso é o que informa o portal PV Magazine, com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A tecnologia de geração fotovoltaica é a de maior sucesso nesses certames, com 1.050 projetos de usinas solares cadastradas, com potência instalada total de 41,8 gigawatts (GW), seguida pela geração eólica, que tem 700 projetos cadastrados para um total de 22,6 GW de potência.

Ao todo, foram cadastrados 1.841 projetos de geração de energia elétrica, somando 66,8 GW de potência. Grande parte das usinas de geração de energia solar cadastradas são de empreendimentos na região Nordeste, com destaque para o estado da Bahia, que registra 597 desses projetos, somando 20,7 GW registrados para os leilões. Como as renováveis geradas a partir da luz do sol e dos ventos surpreenderam pela quantidade de projetos, as fontes mais tradicionais como as hidrelétricas e termelétricas a biomassa ficaram muito atrás desta vez, com 958 megawatts (MW) e 1,3 GW de potência total, respectivamente.

Os Leilões de Energia Nova A3 e A4 incluem a participação de projetos de fontes solar fotovoltaica, eólica, hidrelétrica e termelétricas a biomassa. A previsão de início das operações é de três e quatro anos, respectivamente, com contratos de fornecimento de energia elétrica renovável por 20 anos para as fontes solar e eólica, e de 25 e 30 anos para biomassa e hidrelétrica, respectivamente.

Os certames estão previstos para serem realizados de forma sequencial no dia 25 de junho. Para os leilões deste ano, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entidade gestora da operação, disponibiliza uma plataforma online para envio da documentação, reduzindo os custos de deslocamento dos agentes até o local, consequentemente, evitando aglomerações neste período de pandemia. Os participantes têm até o dia 4 de abril para apresentar a licença ambiental à EPE.

Vale destacar que esses certames já deveriam ter sido realizados, todavia, foram adiados no ano passado devido à pandemia. O Ministério de Minas e Energia (MME) havia divulgado um planejamento para a realização de nove leilões de energia entre 2019 e 2021, que deve ser alterado devido a atual situação global.

Absolar

Para a coluna de Egídio Serpa, do jornal Diário do Nordeste, o vice-presidente de Geração Centralizada da Absolar, Anderson Garofalo, afirmou que o setor possui grande interesse na contribuição da expansão da matriz elétrica nacional. Garofalo destacou que a energia solar é uma das “melhores soluções” para a expansão da eletricidade renovável no Brasil, além do potencial para impulsionar a economia do País e gerar novos empregos.

Já o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, relembrou à coluna que, em 2019, a fonte solar fotovoltaica foi a mais competitiva entre as renováveis nos Leilões A4 e A6, com preços-médios abaixo dos US$ 21 por megawatt-hora (MWh).

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O domínio das ofertas de projetos fotovoltaicos nos próximos leilões de energia confirma as vantagens da energia solar. A fonte já oferece preços extremamente competitivos, inclusive em comparação às mais tradicionais e até mesmo às fósseis.

Agora, se você quer economizar nas suas contas de luz e gostaria de ter o seu próprio sistema fotovoltaico instalado no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, entre em contato conosco da SunVolt e peça já um orçamento. Nós somos especialistas em geração de energia solar e oferecemos soluções completas para que você economize até 98% nas suas contas de luz, ao mesmo tempo em que valoriza o seu imóvel e ainda contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes na atmosfera.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/41-000-mw-fotovoltaicos-cadastrados-nos-leiloes-a3-e-a4/’

‘https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa/projeto-solar-responde-por-62-da-potencia-do-proximo-leilao-de-energia-1.3056990’

‘https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-disponibiliza-sistema-de-declaracao-digital-para-leiloes-de-energia-nova-201ca-3201d-e-201ca-4201d’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/fotovoltaicas-usina-de-energia-solar-4525178/’

Compartilhe: