Área do Cliente

A energia solar fotovoltaica pode ser uma solução para agricultura em regiões mais áridas, segundo pesquisa alemã. O Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar ISE de Alemanha revelou dados do projeto de pesquisa Agrophotovoltaics – Resource Efficient Land Use, que aponta que a geração de energia solar fotovoltaica pode ser uma grande aliada no setor rural, pois aumenta significativamente a eficiência do uso da terra. As informações foram divulgadas pelo portal PV Magazine.

De acordo com o estudo, a eficiência do uso da terra em uma instalação piloto de 194 quilowatts (kW), perto do Lago Constance, na Alemanha, registrou aumento de 186% por hectare em 2018, graças a um verão bastante ensolarado. No ano de 2017, o aumento na eficiência foi de cerca de 160%. Os pesquisadores dizem que a maior quantidade de irradiação solar foi responsável por aumentar a produção de energia do sistema fotovoltaico, o que contribuiu também para a diminuição da temperatura do solo na área onde estão instalados os painéis solares o que, consequentemente, aumentou a eficiência do uso da terra.

“Podemos supor que a sombra sob os módulos solares semitransparentes permitiu que as plantas suportassem melhor as condições quentes e secas de 2018”, disse a cientista agrícola do Fraunhofer ISE, Andrea Ehmann. Os pesquisadores responsáveis ainda apontam que serão necessários mais testes em climas áridos e diferentes culturas, mas celebram os resultados obtidos até o momento, pois mostram que as instalações de geração de energia solar fotovoltaica aplicadas na agricultura são boas opções para regiões com pouca chuva.

Os custos desses sistemas fotovoltaicos para o agronegócio podem cair ainda mais no futuro, conforme aumenta a demanda e produção dos equipamentos fotovoltaicos, destaca a notícia. Os pesquisadores também afirmaram que estão desenvolvendo vários projetos para transferir e testar a tecnologia em países em desenvolvimento. “Além da baixa evaporação e de temperaturas mais baixas, a coleta de água da chuva com módulos fotovoltaicos também pode ter um papel interessante”, complementa o estudo.

Agronegócio estimula uso da energia solar no Brasil

A energia solar fotovoltaica tem grande potencial de expansão no agronegócio brasileiro. É o que aponta uma reportagem da revista Globo Rural, que destaca a presença do setor fotovoltaico na edição deste ano da Agrishow, evento dedicado ao setor agrícola. A matéria utiliza dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que revelam o crescimento do setor fotovoltaico aplicado ao agronegócio nos últimos anos. Em 2017, a potência instalada fotovoltaica em projetos rurais era de 9 megawatts (MW), enquanto no ano seguinte passou para 47,2 MW. Até março deste ano, a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no campo registrava mais de 60 MW.

Ouvido pela reportagem, o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, afirmou que “esse crescimento exponencial se deve ao aumento da energia elétrica que tem pressionado custos de consumidores e ao aumento da competitividade da energia solar fotovoltaica que está cada vez mais acessível”. Sauaia ainda disse que o setor rural está “acordando” para as vantagens da energia solar, como redução de custos e aumento da produtividade e competitividade.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? A energia solar pode ser aplicada em diversos setores para a geração de energia elétrica, trazendo vantagens financeiras e ambientais. Se você também está em busca de gerar a sua própria energia elétrica, reduzir os custos com as tarifas elétricas, e ainda contribuir para o meio ambiente, invista em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural.

Continue acessando o nosso site e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/la-energia-solar-na-agricultura-como-solucao-para-regioes-aridas/’

‘https://renewablesnow.com/news/german-agro-pv-trial-shows-up-to-186-land-use-efficiency-650768/’

‘https://www.azocleantech.com/news.aspx?newsID=24360’

‘https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Feiras/noticia/2019/05/uso-da-energia-solar-no-campo-estimula-negocios-na-agrishow.html’

Fonte da imagem: ‘https://www.topagrar.com/imgs/3/3/8/6/8/9/9/70223bb5785cbc41.jpg’

Compartilhe: