Área do Cliente

Até o momento, projetos de geração de energia solar fotovoltaica ligados à agricultura mostraram maior potencial em culturas de vegetais folhosos, como alface e espinafre, e em tubérculos, como batatas, rabanetes, beterrabas e cenouras. Isso é o que revela uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Departamento de Engenharia Biológica e Ecológica da Oregon State University, divulgado pelo portal PV Magazine.

De acordo com o cientista Chad Higgins, responsável pelo estudo, pastagens e cevada tiveram resultados positivos ao serem combinadas à geração de energia solar fotovoltaica. “Muitos outros vegetais também se mostraram promissores, como tomates e pimentões, mas estes são mais dependentes do clima e precisam de condições mais quentes”, disse à publicação. Ele acredita que a produção de frutas como morangos, mirtilos e framboesas também podem se beneficiar da sombra produzida pelos painéis solares instalados no campo, entretanto, ressalta que “ainda não verificamos isso”.

Segundo o pesquisador, os projetos fotovoltaicos desenvolvidos na agricultura – chamados de agrofotovoltaicos – trazem benefícios ao produtor rural. Dentre as vantagens da energia solar no campo, Higgins destaca o aumento da sustentabilidade de alimentos, uso consciente de água e energia elétrica, e a proteção ao meio ambiente ao diminuir as emissões de gases poluentes e contribuir para a redução das mudanças climáticas. “É escalável, o que significa que poderíamos implantar em altos níveis e ver impactos positivos maciços”, explica o cientista.

Potencial da energia solar em terras agrícolas

Pesquisadores da Oregon State University já tinham publicado, no ano passado, um estudo que mostrava que o potencial da energia solar fotovoltaica é maior em terras agrícolas. Os cientistas propuseram um novo modelo para a eficiência dos painéis fotovoltaicos, que incorpora a influência do microclima da placa para avaliar a combinação entre o potencial de geração e o uso da terra, e apontaram que a velocidade do vento e a temperatura do ar podem influenciar no aquecimento ou resfriamento da placa solar.

O modelo foi testado em um sistema fotovoltaico com potência de 1,5 megawatt (MW) e resultou em maior eficiência energética. “Os ventos fracos levam a uma maior eficiência energética em relação às condições de descanso, com um aumento de 0,5% na eficiência de 0,5 m / s para 1,5 m / s”, explicaram.

Locais

Os pesquisadores aplicaram o modelo para desenvolver mapas globais de potencial agrícola, utilizando as variáveis de irradiação solar, temperatura do ar, velocidade do vento e umidade. Eles apontam que a região oeste dos Estados Unidos, o sul do continente africano e o Oriente Médio são os locais com maior potencial para ao desenvolvimento agrofotovoltaico.

“Os pesquisadores cultivaram com sucesso aloe vera, tomate, milho para biogás, gramíneas e alface em experimentos agrofotovoltaicos”, aponta a publicação. “Algumas variedades de alface produzem rendimentos mais altos na sombra do que sob a luz do sol; outras variedades produzem essencialmente o mesmo rendimento sob o céu aberto e sob painéis fotovoltaicos”, concluíram.

A sombra dos painéis solares pode ajudar a produzir até duas ou três vezes mais frutas e vegetais do que cultivos tradicionais.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A energia solar aplicada na área rural traz diversos benefícios ao produtor, podendo ser utilizada inclusive como forma de reduzir a irradiação direta na plantação, consequentemente, diminuir a temperatura do solo e aumentar a umidade local. Os painéis solares garantem também eletricidade limpa e renovável para utilização na propriedade rural, seja para as atividades agrícolas ou para residências rurais.

Aproveite você também todas as vantagens da energia solar e invista já em um sistema fotovoltaico. Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento. Nós somos especialistas quando o assunto é geração de energia solar e fornecemos soluções completas, desde o projeto até o fornecimento de equipamentos, instalação, homologação junto à distribuidora, monitoramento via internet e manutenção.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/a-agrovoltaica-funciona-melhor-com-vegetais-de-folhas-e-tuberculos/’

‘https://today.oregonstate.edu/email-archive/monday-june-8-2020’

‘https://list.solar/news/agrivoltaics-2/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/energia-solar-painel-solar-corrente-2392184/’

Compartilhe: