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A energia solar fotovoltaica está mais acessível no Brasil. Assim, os sistemas fotovoltaicos estão sendo acessados por um público cada vez mais jovem e por classes mais baixas, que antes não podiam investir na geração de energia solar fotovoltaica devido ao preço da tecnologia. Isso é o que aponta a mais recente pesquisa da consultoria brasileira Greener, chamado de “Estudo Estratégico de Geração Distribuída - 1º semestre de 2020”, na qual revela um panorama do mercado fotovoltaico de mini e microgeração distribuída brasileiro nos primeiros seis meses do ano.

Desta vez, a Greener realizou o estudo também sobre a esfera do consumidor final e traçou um perfil do cliente da geração distribuída de fonte solar no País. A pesquisa revela que os sistemas fotovoltaicos estão sendo acessados por um público mais jovem. Em 2017, aproximadamente 22% do público consumidor que investia em geração de energia solar fotovoltaica possuía menos de 50 anos, enquanto neste ano esse público já ultrapassa os 55%. Há um forte crescimento das faixas etárias de 31 a 40 anos – que corresponde por cerca de 20% dos consumidores – e 41 a 50 anos – que corresponde por cerca de 30%.

“Tivemos uma redução de custos nos últimos anos e uma ampliação nas linhas de financiamento. Então, cada vez mais temos a participação do público jovem, que começa a olhar isso, olhar a geração distribuída como oportunidade de investimento. Ademais, temos um público que também valoriza muito a geração renovável sustentável e isso, consequentemente, contribui no interesse deles em sistemas fotovoltaicos”, explicou o diretor da Greener, Márcio Takata, ao Portal Solar.

As classes menos favorecidas estão começando a ter maior acesso à geração distribuída. A queda nos preços para o cliente final é um fator destacado pelo estudo, permitindo maior viabilidade e acessibilidade dos sistemas fotovoltaicos. Mesmo que baixa, a taxa de aquisição de sistemas fotovoltaicos por classes mais baixas está crescendo a cada ano. Em 2017, era praticamente nula, enquanto neste ano já corresponde por aproximadamente 10% dos proprietários.

“Estamos analisando o perfil socio econômico de centenas de consumidores desde 2017 e percebemos que as classes mais favorecidas estão crescendo menos. Em contrapartida, acompanhamos esse padrão de aumento nas classes menos favorecidas”, disse Takata.

Preço da energia solar

Mesmo com a crise sanitária mundial, a geração distribuída de energia solar registrou ligeira redução nos preços dos sistemas fotovoltaicos de até 8 quilowatts-pico (kWp), ficando estabilizado nos sistemas de 12 kWp. Já para usinas maiores, com 30 kWp ou mais, foi registrado um aumento nos preços, com variações mais significativas para potências mais altas. Já em relação aos kits fotovoltaicos, mesmo com as dificuldades de abastecimento dos equipamentos devido às paralisações nas fábricas chinesas, a alta nos preços foi de 9%, mas ainda inferior à elevação do dólar no período.

Apesar da forte pressão cambial, o preço final dos sistemas fotovoltaicos ao consumidor teve estabilização com absorção dos custos na cadeia (distribuição e integração).

Payback

O tempo de retorno do investimento (payback) de um sistema fotovoltaico de porte residencial diminuiu – comparado à pesquisa anterior da Greener –, em média, 4,6%. De acordo com o levantamento, nos estados líderes em potência instalada, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, a redução no tempo de retorno do investimento foi de 2,9%, 3,6% e 6,1%, respectivamente.

O segmento residencial continua como o maior interessado nas vantagens da energia solar, responsável por 74% dos clientes interessados em adquirir um sistema fotovoltaico durante a pandemia.

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O acesso à energia solar fotovoltaica está sendo ampliado a cada ano, permitindo que mais pessoas possam aproveitar essa tecnologia para gerar a própria energia elétrica através da luz do sol.

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Fontes: Greener. Estudo Estratégico Geração Distribuída - 1º Semestre - 2020 Brasil. Disponível em: ‘https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/12882/1596653001Estudo_Estratgico_de_Gerao_Distribuda__-_1_Semestre_2020.pdf’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/mercado-fotovoltaico-atrai-publico-cada-vez-mais-jovem-diz-estudo.html’

Fonte da imagem: ‘https://www.pexels.com/photo/man-fixing-solar-panels-with-professional-drill-4254165/’

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