Área do Cliente

A energia solar fotovoltaica liderou a expansão da geração de eletricidade renovável no mundo no ano passado, conforme apontou o mais recente relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês), durante evento em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O salto na capacidade fotovoltaica foi de 24% comparado ao ano anterior, com adição de mais de 94 gigawatts (GW) fotovoltaicos. A adição de renováveis na matriz elétrica mundial somou 171 GW, um crescimento de 7,9% em relação a 2017.

Do total fotovoltaico adicionado, 64 GW foram instalados na Ásia, que continua a puxar os investimentos no setor de geração de energia solar, especialmente na China e Índia. Seguindo essa tendência, os Estados Unidos adicionaram 8,4 GW de capacidade fotovoltaica; a Austrália, 3,8 GW; e a Alemanha mais 3,6 GW. Outros países que tiveram expansão significativa da capacidade fotovoltaica foram Brasil, Egito, Paquistão, México, Turquia e Holanda. Isso reflete como o futuro será cada vez mais solar.

As fontes renováveis de geração de energia já são um terço da capacidade instalada mundial, chegando a 2,3 terawatts (TW) em 2018. A geração hidrelétrica ainda segue na liderança das renováveis, com 1,1 TW, o que representa cerca de 50% do total, enquanto a eólica já chega a quase 25%, com 564 GW. A China, além de liderar os investimentos fotovoltaicos, foi o país que mais adicionou capacidade hidrelétrica no mundo, respondendo por 8,5 GW dos 21 GW globais. Já a geração de energia a partir dos ventos cresceu 10% ano passado, com adição de 49 GW na matriz energética mundial, com investimentos chineses e norte-americanos.

Segundo o diretor-geral da IRENA, Adnan Z. Amin, a energia renovável já se estabeleceu como a tecnologia para liderar a nova capacidade de geração de energia elétrica. “O forte crescimento em 2018 mantém a tendência notada nos últimos cinco anos, o que reflete uma mudança contínua em direção à energia renovável como o impulsionador da transformação global de energia. Para garantir que possamos alcançar os objetivos climáticos globais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a implantação de energia renovável precisa crescer ainda mais rápido”, completou.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A expansão da energia solar fotovoltaica em todo o mundo é uma tendência nos últimos anos e, ao liderar as renováveis em 2018, a fonte solar prova que seus benefícios já superam os das outras fontes de geração de energia elétrica. Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar e ter o seu próprio sistema fotovoltaico na sua casa, empresa ou propriedade rural, entre em contato conosco da SunVolt. Nós somos especialistas em energia solar e oferecemos soluções completas, desde o projeto, instalação, homologação junto à distribuidora de energia até a manutenção.

Tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa gerando energia elétrica limpa e sustentável durante todo o dia para autoconsumo da sua família. As placas solares captam a irradiação solar, geram energia elétrica e, consequentemente, garantem alta economia nas suas contas de luz. Peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine.com/2019/04/02/global-cumulative-pv-capacity-tops-480-gw-irena-says/’

‘http://canalenergia.com.br/noticias/53094928/energia-solar-lidera-expansao-da-geracao-renovavel-no-mundo-em-2018’

‘http://climainfo.org.br/2019/04/03/energia-renovavel-tem-crescimento-exponencial/’

‘https://www.opetroleo.com.br/energia-renovavel-agora-e-responsavel-por-um-terco-da-capacidade-mundial/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/photos/solar-photovoltaic-renewable-2955323/’

Compartilhe: