Área do Cliente

A energia solar fotovoltaica é uma locomotiva para a economia. Isso é o que afirmou o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, em entrevista à epbr. O executivo defendeu os investimentos no setor fotovoltaico como forma de impulsionar a retomada econômica do País. “O setor é um grande gerador empregos: 25 a 30 por MW instalados. (…) Em outros momentos de crise, a energia solar se provou como uma propulsora do crescimento. Em 2015 e 2016, o PIB caiu 3,5% nos dois anos, enquanto o setor de energia solar crescia a taxas de mais de 300% ao ano”, explicou Sauaia.

A Absolar se mostra preocupada com a situação das empresas que atuam no segmento de geração distribuída e já apresentou um plano ao governo federal para subsidiar a energia elétrica à população de baixa renda a partir da instalação de sistemas fotovoltaicos. “Seria uma forma de reduzir o custo da CDE [Conta de Desenvolvimento Energético], rateado entre 75 milhões de consumidores, e beneficiar 9 milhões pessoas de baixa renda, não apenas por três meses, mas por 25 anos, que é a vida útil dos equipamentos solares”, afirmou Sauaia.

O executivo falou também sobre como a crise chegou primeiro ao setor, afetado principalmente pela dependência de equipamentos importados da Ásia, em especial da China. “Precisamos produzir, ter autonomia e independência. O País no século 20 perseguiu o sonho de ser autossuficiente em petróleo de óleo e gás, no século 21 precisamos perseguir o sonho da nossa autossuficiência em energia solar. O setor solar ainda não tem uma política de competitividade industrial adequada, é preciso corrigir esta lacuna”.

Pandemia não para geração de empregos em energia renovável

A pandemia do novo coronavírus não deve frear a criação de novos empregos no setor de energias renováveis. De acordo com informações do Bloomberg, divulgadas pelo Uol, o setor renovável poderá criar mais de um milhão de novas vagas ao ano se os países investirem no cumprimento das metas globais de redução das emissões de poluentes, antecipa a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês). As usinas de geração de energia solar fotovoltaica, eólica e outras fontes sustentáveis podem gerar 42 milhões de empregos até 2050.

A matéria afirma que os governos não devem relaxar os esforços para diminuir as emissões de poluentes, mesmo que a poluição do ar tenha diminuído recentemente em alguns lugares devido à paralisação das atividades em decorrência da pandemia. A queda nos preços do petróleo – para o menor nível em duas décadas – deverá incentivar os investimentos em fontes não convencionais, como, por exemplo, as renováveis, segundo o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera.

A agência prevê que os novos empregos em setores e tecnologias sustentáveis devem compensar as perdas de empregos nos segmentos de combustíveis fósseis e da energia nuclear.

Sistema fotovoltaico no Teatro Municipal de Boa Vista

O Teatro Municipal de Boa Vista, Roraima, recebeu um sistema fotovoltaico instalado no estacionamento do prédio, segundo uma reportagem do portal G1. A usina solar possui 2.880 painéis fotovoltaicos e a economia nas contas de luz está estimada em R$ 80 mil ao mês. De acordo com a prefeitura, o investimento no sistema fotovoltaico foi de R$ 4,9 milhões. O setor público de Boa Vista estima que em cinco anos o custo do sistema esteja pago com a economia de energia elétrica gerada.

Os painéis solares instalados no estacionamento do teatro têm capacidade total de 1.000 quilowatts (kW) e geram, em média, 140 megawatts-hora (MWh). A eletricidade solar gerada pela usina será consumida internamente e o excedente elétrico será injetado na rede, gerando créditos para abatimento nas contas de luz do teatro e de outros prédios públicos do município.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destas novidades? Aproveite você também todas as vantagens da energia solar fotovoltaica e tenha o seu próprio sistema fotovoltaico de mini ou microgeração instalado no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural. A energia solar garante alta economia nas contas de luz, valoriza o seu imóvel e ainda contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico ou acesse nossa loja virtual www.sunvoltshop.com.br  e compre online todos os equipamentos de geração de energia solar.

Fontes: ‘https://epbr.com.br/28211-2/’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/a-energia-solar-fotovoltaica-e-uma-locomotiva-para-a-economia.html’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2020/04/20/coronavirus-nao-detem-geracao-de-empregos-em-energia-renovavel.htm’

‘https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2020/04/28/teatro-municipal-de-boa-vista-ganha-usina-de-energia-solar.ghtml’

Fonte da imagem: ‘https://greeneyeenergy.pl/wp-content/uploads/2019/11/Fotowoltaika-4.jpg’

Compartilhe: