Área do Cliente

O mercado global de energia solar fotovoltaica vai acrescentar 129 gigawatts (GW) de capacidade instalada em 2019, segundo projeção da fornecedora de informação e análises IHS Markit. Se confirmado o prognóstico, a taxa de crescimento será de 25% neste ano. A expectativa dessa vez é que a China não será o “carro-chefe” do crescimento fotovoltaico em 2019. Os chineses devem acrescentar apenas 2% da potência fotovoltaica neste ano, sendo que boa parte dessa expansão vai se materializar somente no segundo semestre.

A China, que adicionou 45 GW de energia solar fotovoltaica a sua matriz elétrica em 2018, continua sendo o maior mercado fotovoltaico do mundo, todavia, a IHS Markit, através do seu recente estudo PV Installations Tracker, aponta que outros mercados fora do país crescerão 43% em capacidade fotovoltaica. São dados como exemplo países como Espanha e Vietnã, dentre outros, que vão intensificar o desenvolvimento de projetos de geração de energia solar fotovoltaica para cumprir os prazos de comissionamento de 2019 após a queda dos preços dos módulos solares aquecerem a demanda no setor fotovoltaico nos últimos meses de 2018.

Espera-se que os países asiáticos dominem as instalações fotovoltaicas neste ano, respondendo por 64% do crescimento global, seguidos pelas Américas e Europa, com 16% e 15% de crescimento, respectivamente. Segundo o gerente de pesquisa e análise da IHS Markit, Josefin Berg, as perspectivas para a China agora são “altamente incertas”, já que ainda não está claro se um novo esquema de suporte para o setor fotovoltaico será introduzido. "Os planos para focar mais a política em sistemas fotovoltaicos não subsidiados podem retardar a implantação de curto prazo, a menos que sejam impostos rígidos prazos de construção para estimular a demanda de 2019", acrescentou.

A incerteza do mercado também deve abranger a Índia depois que várias propostas foram adiadas em um momento em que o preço dos componentes fotovoltaicos aumentaram devido à imposição de direitos de salvaguarda. Assim, a Índia deverá recuar nos investimentos em geração de energia solar, enquanto os Estados Unidos deverão voltar a ser o segundo maior mercado fotovoltaico em 2019, já que os investidores devem se apressar para concluir seus projetos antes do fim do crédito fiscal de investimento (ITC) de 30% este ano.

No mercado europeu, enquanto isso, está previsto a adição de mais de 19 GW de energia solar neste ano, impulsionada pelo fim do preço mínimo de importação para os módulos fotovoltaicos da China, Taiwan e Malásia, estabelecido em setembro de 2018. A demanda por energia solar cresceu 23% em território europeu somente em 2018, segundo o IHS Markit, que ressalta que o mercado espanhol para projetos fotovoltaicos de grande escala pode representar grande parte do salto do continente em capacidade fotovoltaica neste ano.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Aproveite as vantagens da energia solar e tenha o seu próprio sistema de geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural. O sistema fotovoltaico gera energia elétrica a partir da captação da irradiação solar, garantindo que a sua propriedade utilize energia solar durante todo o dia. Entre em contato conosco, peça já o seu orçamento e comece a economizar nas suas contas de luz.

Fontes: ‘http://ieefa.org/ihs-markit-global-solar-pv-installations-to-hit-129-gw-this-year/’

‘http://taiyangnews.info/business/ihs-markit-expects-129-gw-new-solar-in-2019/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/ihs-markit-demanda-solar-global-chegara-ate-129-gw-em-2019/’

‘https://elperiodicodelaenergia.com/espana-contribuira-a-que-la-fotovoltaica-crezca-un-25-este-ano-y-alcance-los-129-gw-instalados-en-un-ano/’

Fonte da imagem: ‘http://www.sunswitch.co.za/upload/solarSlide2.jpg’

Compartilhe: