Área do Cliente

A energia solar fotovoltaica ultrapassou a quantidade de instalações de qualquer outra fonte de geração de energia elétrica nos Estados Unidos (EUA) no primeiro trimestre deste ano. Apesar das tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump, os EUA adicionaram 2,5 gigawatts (GW) de energia solar no primeiro trimestre, cerca de 13% a mais do que no mesmo período do ano anterior. A informação foi revelada pela Associação das Indústrias de Energia Solar dos EUA (SEIA, na sigla em inglês) e pela GTM Research, e divulgada pela Bloomberg.

A quantidade de energia elétrica de fonte solar fotovoltaica adicionada na matriz energética norte-americana corresponde por 55% de toda a geração nova, sendo que a geração de eletricidade através dos painéis fotovoltaicos superou a geração por novas turbinas eólicas e de gás natural pelo segundo trimestre seguido. O crescimento da energia solar ocorre apesar das ameaças do governo de elevação dos custos dos painéis solares importados para as produtoras.

As grandes usinas solares lideraram o crescimento da fonte nos EUA, além da expansão dos projetos solares de geração distribuída em residências e empresas. As instalações totais em 2018 nos Estados Unidos deverão somar 10,8 GW, ou aproximadamente o mesmo do ano passado, de acordo com a GTM. Até 2023, a expectativa é que as instalações de geração de energia solar fotovoltaica atinjam mais de 14 GW anuais nos EUA. Em comunicado, o CEO da SEIA, Abigail Ross Hopper, afirmou que a energia solar se transformou em uma ótima opção para grande parte dos EUA e que a fonte é muito forte para ser contida, mesmo diante das tarifas.

Preço dos painéis solares

Tendo em vista as novas políticas de preços e impostos do governo Trump à política chinesa, a indústria solar poderá confrontar-se com uma oferta maior do que a procura, reduzindo ainda mais o preço dos painéis fotovoltaicos no mercado internacional. De acordo com relatório do Bloomberg New Energy Finance (BNEF), espera-se que o preço médio global de venda dos módulos fotovoltaicos caia até 35% em 2018, acima das previsões anteriores que estimavam redução entre 20% e 27%.

Essa redução no preço dos painéis solares vai ao encontro da menor capacidade nova na China, que deve adicionar de 30 GW a 35 GW neste ano, capacidade menor comparada aos incríveis 53 GW adicionados em 2017. A BNFE espera um declínio da demanda de equipamentos fotovoltaicos no segundo semestre de 2018, porém, projeta crescimento contínuo no setor em 2019 e 2020.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou desta novidade? Você também pode aproveitar as vantagens da energia solar e ter o seu próprio sistema fotovoltaico através de painéis solares instalados no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural e economizar nas contas de luz. Invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída e gere eletricidade solar limpa e renovável. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento.

Não deixe de acompanhar o nosso blog para saber das principais novidades do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.

Fontes: ‘https://www.bloomberg.com.br/blog/energia-solar-ultrapassa-gas-e-vento-em-instalacoes-nos-eua/’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2018/06/12/energia-solar-ultrapassa-gas-e-vento-em-instalacoes-nos-eua.htm’

‘https://www.pv-tech.org/news/solar-module-prices-set-to-fall-35-in-2018-bnef’

‘https://pplware.sapo.pt/informacao/precos-dos-paineis-solares-devem-baixar-cerca-de-35-em-2018/’

Fonte da imagem: ‘http://web.tradekorea.com/product/26/745026/Suntrix%20Single%20Axis%20Solar%20Tracker-9.jpg’

Compartilhe: