Área do Cliente

A energia solar segue quebrando recordes no Brasil. Diversos veículos de mídia repercutiram a informação de que o País ultrapassou a marca histórica de 8 gigawatts (GW) de potência de energia solar fotovoltaica, somando geração distribuída e geração centralizada. Essa informação é de um recente levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que também aponta investimentos somados de mais de R$ 40 bilhões desde 2021, com a geração de mais de 240 novas vagas de emprego.

Somente a geração centralizada, a partir de grandes usinas fotovoltaicas, soma 3,1 GW de potência instalada, com investimentos acumulados de mais de R$ 16 bilhões. Essa modalidade de geração de eletricidade solar está presente em nove estados brasileiros, localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Minas Gerais e São Paulo; e Tocantins.

Usinas de geração solar distribuída

A modalidade na qual o consumidor pode gerar a própria eletricidade a partir da irradiação solar segue em crescimento no País. A mini e microgeração distribuída alcançou, segundo dados recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 5 GW de potência, sendo os sistemas fotovoltaicos – que geram energia elétrica através de painéis solares – responsáveis por 4,9 GW dessa capacidade.

Ao todo, o Brasil já tem mais de 411 mil sistemas fotovoltaicos de mini ou microgeração espalhados por todo o País, que geram eletricidade solar para 514 mil unidades consumidoras.

Brasil é um dos quatro melhores países para investir em energia solar

A Absolar informou que o Brasil é um dos quatro países mais atraentes para investimento em energia solar fotovoltaica no mundo. Isso é o que revela um estudo da Aliança Solar Internacional (ASI), que avaliou condições técnicas e comerciais para o desenvolvimento da matriz fotovoltaica em cerca de 80 países que não fazem parte da OCDE. Além do Brasil, Índia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são os países que reúnem as melhores condições para investimentos em energia solar.

Conforme o estudo, a capacidade de geração da fonte solar fotovoltaica no Brasil cresceu, em média, 259% ao ano entre 2015 e 2019.

Energia solar cresceu 18,9% em janeiro

A Absolar também divulgou dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que revelam que a geração de energia solar cresceu 18,9% em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2020. Segundo a CCEE, foram 705 megawatts (MW) médios em janeiro de 2021, contra 593 MW médios no mesmo mês de 2020. Essa alta está relacionada, dentre outros fatores, à grande procura pela geração de energia solar durante a pandemia.

A CCEE informou também que o crescimento da capacidade instalada de fonte solar fotovoltaica contribuiu para uma menor geração de energia eólica na região Nordeste.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

A fonte solar continua a crescer, mesmo em meio às dificuldades apresentadas pela atual conjuntura mundial. Se você quer economizar nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e contribuir para a diminuição das emissões de carbono, invista já em um sistema fotovoltaico para a sua casa, empresa ou propriedade rural. Aproveite todas as vantagens da energia solar, tenha painéis solares no telhado da sua propriedade e comece a gerar a sua própria eletricidade renovável para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico.

Fontes: ‘https://istoe.com.br/energia-solar-fotovoltaica-supera-8-gw-e-traz-r-40-bi-de-investimentos-ao-brasil/’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/brasil-e-um-dos-4-paises-mais-atraentes-para-investimento-em-energia-solar-diz-relatorio.html’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/geracao-de-energia-solar-cresce-189.html’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

Fonte da imagem: acervo SunVolt

Compartilhe: