Área do Cliente

Os aumentos nas tarifas elétricas devido às perdas do setor elétrico durante o período de pandemia do novo coronavírus (COVID-19) devem impulsionar os investimentos em sistemas fotovoltaicos. Isso é o que avalia o presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Ronaldo Koloszuk, divulgado por uma matéria do Portal Solar. Segundo o executivo, os integradores já relatam aumento nas vendas de sistemas fotovoltaicos nas últimas semanas.

A associação aponta que a energia elétrica já está muito cara no País e ainda terá impactos da Conta-Covid, fora a desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar e do aumento do consumo de eletricidade em residências. Somados esses fatores, cria-se uma tendência de aumento na tarifa nos próximos meses. A Absolar prevê que esse movimento no setor elétrico vai gerar nova demanda por sistemas geradores de energia solar fotovoltaica, com a busca do consumidor pela economia nas contas de luz.

Conta-Covid

Conforme noticiado pelo jornal Valor Econômico, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) teria proposto um reajuste tarifário de 11,5% para o próximo ano nas contas de luz para compensar os efeitos da pandemia, chamado de Conta-Covid. Esse reajuste poderia ser diluído nos próximos quatro anos, começando a partir de 2021. Todavia, esse movimento foi adiado por causa de uma divergência entre diretores sobre a incorporação do reajuste tarifário anual (RTE) de 2020 como forma de ajudar as distribuidoras de energia elétrica.

Os empréstimos bilionários para cobrir as despesas do setor elétrico, visando conter os efeitos da pandemia, têm potencial para serem muito maiores do que os valores noticiados. Segundo informações do UOL, as discussões, que atualmente estão entre R$ 15 bilhões a R$ 17 bilhões, podem provocar uma nova pressão sobre as contas de luz, e a publicação alerta até mesmo para um “tarifaço”.

A Conta-Covid cobriria as taxas de uso de rede; pagamento da tarifa de Itaipu; cotas de Conta de Desenvolvimento Energético (CDE); exposição involuntária das distribuidoras; encargos contabilizados na Conta de Compensação de Variação de Valores de Itens da Parcela A (CVA); encargo de energia de reserva (EER); e os reajustes que foram postergados nas últimas semanas por 90 dias e que entram em vigor apenas em julho.

Energia solar como alternativa

Os benefícios econômicos da geração fotovoltaica ficam ainda mais evidente em meio a cenários de aumento de tarifas “Quem tem o sistema [fotovoltaico] deixa de se preocupar com bandeira verde, amarela ou vermelha. O consumidor sabe quanto vai pagar todo o mês, ele fez um hedge [para não ter variação de preços] na conta de energia por anos”, explica Koloszuk.

Os aumentos nas tarifas elétricas serão inevitáveis. Os consumidores que já pensavam em instalar um sistema fotovoltaico em suas residências, empresas ou propriedades rurais, agora devem fazê-lo a tempo para conseguir economizar nas contas de luz, enquanto aqueles que ainda não se decidiram pelo investimento na geração solar podem ficar livres dos aumentos sucessivos nas tarifas ao produzirem a própria energia elétrica no telhado de casa.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Invista já em um sistema fotovoltaico e tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade, captando a irradiação solar durante todo o dia para gerar eletricidade limpa e renovável para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Os painéis fotovoltaicos geram eletricidade durante todo o período com sol e, caso essa energia produzida não seja consumida imediatamente, o excedente é injetado na rede elétrica, gerando créditos junto à distribuidora de energia local para abatimento nas contas de luz posteriores.

Aproveite você também todas as vantagens da energia solar. Economize até 98% nas contas de luz, valorize o seu imóvel e ainda contribua para a redução das emissões de gases poluentes. Entre em contato conosco da SunVolt e peça um orçamento, ou acesse nossa loja www.sunvoltshop.com.br e compre todos os equipamentos para geração de energia solar.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/cenario-de-encarecimento-da-energia-deve-impulsionar-investimentos-em-sistemas-fotovoltaicos-no-brasil-avalia-absolar.html’

‘https://www.agenciacma.com.br/aneel-adia-decisao-sobre-conta-covid/’

‘https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/04/15/com-covid-19-conta-de-luz-pode-ter-tarifaco.htm’

‘https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/06/15/aneel-conta-covid-diluir-aumento-tarifrio-de-115-pontos-percentuais-nos-prximos-4-anos.ghtml’

‘https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/05/19/reajuste-extra-da-conta-de-energia-por-covid-19-e-de-2-em-2021-diz-aneel’

Fonte da imagem: ‘https://www.securywatt.fr/public/img/medium/energiasolar1jpg_5a58dd6a903c3.jpg’

Compartilhe: