Área do Cliente

A energia solar é uma forte aliada no combate à pobreza energética, conforme aponta artigo da Maure Pessanha, publicado no Estadão no final de julho de 2019. A autora afirma que a fonte solar surge como solução para otimizar a produção energética, combinando eficiência, redes inteligentes (smart grids), flexibilidade na distribuição, menor probabilidade de falhas elétrica, maior controle do usuário sobre o consumo e planejamento frente à demanda. Pessanha ressalta o fato da energia solar ser uma fonte limpa e com grande potencial de crescimento nos próximos anos, devido à visível diminuição de custos e maior competitividade.

O texto diz ainda que a tecnologia blockchain – que guarda informações de forma descentralizada – pode ter caráter decisivo ao novo consumidor de energia, o que permitirá a transação da energia descentralizada sem intermediários, diretamente entre produtor e consumidor. Esse processo tende a baratear os custos e garantir maior transparência à compra e venda de energia elétrica.

Conforme explica a articulista, o conceito de pobreza energética foi criado na Inglaterra na década de 1990 e surgiu para definir a incapacidade do indivíduo de adquirir os serviços de energia para atender as necessidades básicas. Em nosso País, esse conceito pode ser analisado, segundo Pessanha, sob duas óticas: a falta de acesso à rede de energia (oferta) e por usuários que não conseguem pagar por uma quantidade apropriada de energia (demanda).

O que é preciso para gerar energia solar?

Existem alguns componentes principais dos sistemas fotovoltaicos, além de cabos e conectores, para o pleno funcionamento e geração de energia solar fotovoltaica residencial. Primeiramente são necessários os módulos fotovoltaicos, conhecidos também como painéis solares ou placas coletoras, que recebem a irradiação solar e a converte em energia elétrica. É preciso um inversor, responsável por transformar a corrente elétrica gerada de contínua para alternada, que, geralmente, fica localizado nas partes externas do imóvel, ligado aos módulos solares e ao quadro de energia.

Outro equipamento necessário é um medidor bidirecional, que mede o consumo e a energia não utilizada que foi injetada na rede de transmissão. Por último, o rastreador solar, conhecido como “estrutura de suporte”, que pode orientar as células do módulo fotovoltaico conforme a movimentação do sol durante o dia, maximizando a geração de eletricidade solar pelo sistema fotovoltaico.

Como instalar um sistema fotovoltaico em casa?

Nós da SunVolt somos especialistas em energia solar e oferecemos soluções completas para nossos clientes. A partir das suas necessidades energéticas, produzimos um projeto adequado e cuidamos de todas as etapas seguintes: instalação dos equipamentos, homologação na distribuidora de energia, monitoramento via internet e manutenção do sistema fotovoltaico. Em pouco tempo você já estará gerando a sua própria energia através da luz do sol para autoconsumo da sua família.

Quanto se pode economizar com um sistema fotovoltaico?

É possível reduzir a sua conta de energia em até 98%, de acordo com o tamanho do sistema fotovoltaico instalado. Com a economia nas contas de luz, o investimento no sistema de geração de energia solar “se paga” entre quatro a sete anos. A principal vantagem da energia solar é que o consumidor fica livre dos sucessivos aumentos nas tarifas ao produzir a própria energia no telhado de casa, ao mesmo tempo em que valoriza o imóvel e contribui para um meio ambiente mais sustentável.

O sistema fotovoltaico é projetado para gerar a maior economia possível nas contas de luz, por isso, muitas vezes, o pico de produção de energia acontece em horários nos quais o consumo energético é menor (período da tarde). Todavia, o consumidor não perde a energia gerada por não a utilizar imediatamente. A eletricidade solar excedente é injetada na rede elétrica e se transforma em créditos para abatimento nas contas de luz, que podem ser usados por até 60 meses e até mesmo em local diferente de onde está a conexão fotovoltaica.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Quer aproveitar todas essas vantagens da energia solar? Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Nosso escritório central está localizado em Campinas, mas temos representantes regionais em São Paulo, Araras, Barretos e São Sebastião no estado de São Paulo; Volta Redonda e Rio de Janeiro no estado do Rio; Belo Horizonte e Ubá, em Minas Gerais; Primavera do Leste, em Mato Grosso; Cascavel, no Paraná; e Palmas, Tocantins.

Fontes: ‘https://pme.estadao.com.br/blogs/blog-do-empreendedor/novas-tecnologias-viram-aliadas-no-combate-a-pobreza-energetica/’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/entrevistas/o-que-voce-precisa-saber-para-produzir-sua-propria-luz-eletrica.html’

‘https://www.portalsolar.com.br/kit-de-energia-solar--tudo-o-que-voce-precisa-saber.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9lulas-solares-energia-corrente-100442/’

Compartilhe: