Área do Cliente

Novas instalações de geração de energia solar fotovoltaica devem ampliar o crescimento da fonte na matriz elétrica mundial. As instalações fotovoltaicas devem adicionar mais 115 gigawatts (GW) em corrente contínua no mundo em 2020, segundo aponta um relatório publicado pela consultoria Wood Mackenzie. Isso significa que a matriz fotovoltaica vai crescer 5% neste ano – em comparação ao ano passado –, mesmo em meio às dificuldades provocadas pela pandemia.

“As restrições mais severas de combate a pandemia acabaram na maioria dos países, com construções de projetos fotovoltaicos podendo continuar conforme o planejado, embora muitos empreendimentos tenham enfrentado atrasos em razão de interrupções no início do ano”, apontou Ravi Manghani, diretor da consultoria Wood Mackenzie, durante apresentação no evento GMT Solar Summit 2020. As previsões são de crescimento contínuo ano após ano até 2025, culminando em 145 GW adicionados. A única possível exceção será em 2024, quando o mercado norte americano deverá desacelerar devido ao último estágio do programa de créditos tributários ao setor solar.

O mercado asiático, liderado pela China, segue com uma forte recuperação nas novas instalações fotovoltaicas. A consultoria estima que 39 GW sejam adicionados até o final deste ano, com 27 GW somente no segundo semestre. A Índia deverá ter uma queda de 42% no número de instalações fotovoltaicas devido à pandemia – menor número desde 2016 –, com acréscimo de capacidade instalada de 4.9 GW até o final de 2020.

Já no continente europeu, a meta de descarbonização de 55% até 2030 é vista como um sinal positivo ao mercado de renováveis. Até o final da década, a participação das fontes limpas na Europa deverá subir dos atuais 38% para 65%, indica a Wood Mackenzie. A Alemanha deve continuar forte nos investimentos renováveis, pois decidiu remover uma restrição que poderia congelar os subsídios ao setor fotovoltaico quando atingisse 52 GW de capacidade instalada. Os alemães devem acrescentar quase 4,5 GW fotovoltaicos, o nível mais alto desde 2012.

No continente americano, os Estados Unidos continuam com o mesmo cronograma para a geração centralizada, todavia, a pandemia diminuiu as instalações residenciais de sistemas fotovoltaicos em 23%, e as não residenciais em 19%, entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020. Já a América Latina, o aumento de empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil e Chile é apontado como principal condutor da expansão solar no continente.

Melhorar a produção de energia solar no MS

O estado do Mato Grosso do Sul quer melhorar a eficiência na produção de energia solar fotovoltaica. Segundo informações do site Correio do Estado, uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) desenvolve uma pesquisa voltada à conversão da irradiação solar em energia elétrica.

“Nós pesquisamos materiais que são utilizados para contribuir e melhorar a eficiência de conversão da energia solar com a energia elétrica. A energia solar atualmente está na moda. A gente vê as placas sendo instaladas, usinas sendo criadas, muitas inclusive aqui no Estado, mas o que acontece é que essas placas não são nacionais, são importadas”, afirma o professor da UEMS, responsável pela pesquisa, Sandro Márcio Lima.

O pesquisador também explica que os painéis solares poderiam ser ainda mais eficientes caso fossem produzidos dentro das exigências brasileiras. “Nossa pesquisa dentro do Pronex é justamente tentar melhorar essa eficiência da energia solar desenvolvendo materiais inorgânicos, como vidros e cristais, que possam ter condições de absorver a luz solar eficientemente e converter para que o semicondutor tire maior proveito disso”, explica Lima.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que achou destas novidades? Mesmo durante um ano difícil para todos, a energia solar se mostra como uma fonte viável e continua a crescer em todo o mundo.

Se você quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, economizar nas suas contas de luz, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um meio ambiente mais sustentável, invista já em um sistema fotovoltaico. Tenha painéis solares instalados no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural e economize até 98% nas contas de luz.

Entre em contato conosco da SunVolt e peça o seu orçamento.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine.com/2020/10/28/wood-mackenzie-expects-115-gw-of-solar-this-year/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/2020/10/28/wood-mackenzie-espera-115-gw-de-energia-solar-este-ano/’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/instalacoes-fotovoltaicas-devem-crescer-5-e-atingir-115-gwdc-no-mundo-em-2020-aponta-consultoria-wood-mackenzie.html’

‘https://correiodoestado.com.br/economia/ms-financia-pesquisa-para-melhorar-producao-de-energia-solar/378971’

Fonte da imagem: ‘https://www.pexels.com/photo/alternative-energy-building-clouds-energy-356036/’

Compartilhe: