Área do Cliente

A energia solar fotovoltaica teve crescimento de 209,5% no Mato Grosso do Sul (MS), no período entre 2017 e 2018, segundo informações do jornal Correio do Estado. De acordo com a reportagem, o estado apresentou crescimento de 242 para 749 sistemas fotovoltaicos de geração distribuída instalados em casas, comércios, indústrias, área rural e prédios públicos. O levantamento do jornal leva em consideração dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No período levantado, a potência instalada das unidades geradoras de energia solar fotovoltaica mato-grossenses saltou de 1,8 megawatts (MW) para cerca de 10 MW, representando um aumento de 467%. Segundo informações da Aneel, hoje o estado registra 1.392 unidades consumidoras com geração distribuída, somando cerca de 18 MW de potência instalada. Com o resultado, o Mato Grosso do Sul ocupa a 11ª posição no ranking de quantidade de conexões de geração distribuída no País. O Brasil tem mais de 63 mil sistemas de mini e microgeração distribuída – sendo 99% de geração de energia solar fotovoltaica –, com potência instalada total de mais de 750 MW.

Ouvida pela publicação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) afirmou que a geração de energia solar tem sido uma tendência no setor elétrico e uma alternativa para a redução de custos com energia tanto para empresas quanto para residências. “A pessoa instala as placas solares e se credencia como unidade geradora na Energisa [distribuidora de energia local]. O consumidor passa, então, a produzir energia e a distribuir na rede durante o dia. À noite, usa a energia disponível pela Energisa. Esse sistema não usa baterias. O valor da conta reduz substancialmente e o retorno do investimento acontece entre 5 e 7 anos”, explicou o secretário da pasta, Jaime Verruck.

Ônibus movido a energia solar completa 100 mil km rodados

O projeto pioneiro do primeiro ônibus elétrico movido a energia solar fotovoltaica no Brasil completou 100 mil quilômetros rodados e mais de 30 mil passageiros transportados. O projeto, desenvolvido pela WEG, é fruto de uma parceria entre a empresa e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O ônibus movido a energia solar fotovoltaica começou a circular em 2017, com objetivo de transportar alunos, professores e funcionários da instituição de ensino.

Chamado de eBus, o veículo elétrico faz um percurso diário de 50 km entre o campus da UFSC e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica. O projeto teve aporte de aproximadamente R$ 1 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Apesar da parceria com o órgão federal terminar em junho deste ano, a instituição de ensino afirma que pretende continuar com o projeto e os estudos com o ônibus.

Todo o sistema de propulsão elétrica do eBus foi desenvolvido pela WEG, cuja tecnologia permite levar a eletricidade solar gerada e armazenada nas baterias até o inversor de tração, que controla o motor e confere a força para o ônibus se movimentar.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Sabia que você pode gerar a sua própria energia elétrica de maneira limpa e sustentável através da captação da luz do sol? Tenha painéis solares no telhado da sua residência, empresa ou propriedade rural e comece já a gerar a sua própria energia elétrica, garantindo alta economia nas suas contas de luz. Entre em contato conosco, tenha o seu sistema fotovoltaico de microgeração e aproveite as vantagens da energia solar. Com o sistema fotovoltaico, as placas solares geram energia elétrica para autoconsumo durante todo o dia, e o que não for consumido imediatamente é injetado na rede de transmissão da companhia elétrica da sua região, gerando créditos para abatimento nas tarifas de luz posteriores.

Peça já o seu orçamento.

Fontes: ‘https://www.correiodoestado.com.br/economia/uso-da-energia-solar-no-estado-cresce-2095-com-749-sistemas/348811/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Estadual.asp’

‘https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjM4NjM0OWYtN2IwZS00YjViLTllMjItN2E5MzBkN2ZlMzVkIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9’

‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/onibus-eletrico-movido-a-energia-solar-da-weg-completa-100-mil-quilometros-rodados.html’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/photos/panels-photovoltaic-solar-saving-607251/’

Compartilhe: