Área do Cliente

A fonte solar quebrou um novo recorde de geração fotovoltaica no subsistema Nordeste. As usinas de geração de energia solar fotovoltaica na região Nordeste do Brasil registraram pico de produção de eletricidade da ordem de 94% no fator de capacidade instantâneo, com máxima diária de 1.135 megawatts (MW), sendo que a capacidade total do sistema é de 1.206 MW. A geração de energia elétrica solar do dia 25 de setembro foi suficiente para abastecer 10,3% de toda a demanda dos estados da região. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O pico de produção foi registrado às 11h57, de acordo com o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, que divulgou a informação em sua página no LinkedIn. As usinas solares de grande porte operam em nove estados do Nordeste, além das regiões Sudeste e Norte, com destaque para os estados da Bahia e Minas Gerais. Ao todo no País, são 73 projetos de geração centralizada de energia solar fotovoltaica em operação, que foram contratados por meio de leilões de energia realizados pelo governo desde 2014. De acordo com a Absolar, os investimentos acumulados ultrapassam R$ 23 bilhões.

Conforme destacou o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, a região Nordeste tem alto potencial de geração de energia solar, constituindo-se em um dos locais mais atrativos para investimentos em geração de energia elétrica através da luz do sol. “Aliás, o Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, com fator de capacidade médio para geração fotovoltaica 54% maior do que no resto do globo”, ressaltou Sauaia em entrevista ao portal Popular Mais.

Já para Koloszuk, a fonte fotovoltaica vem se tornando cada vez mais estratégica para o País, conforme ganha maior protagonismo na matriz elétrica nacional. “Certamente, a fonte solar fotovoltaica é hoje uma das grandes soluções para o tão desejado crescimento econômico no território nacional”, disse. “Também incluo nesta análise a geração distribuída fotovoltaica, que representa cerca de um terço de tudo o que o País produz de energia solar e contribui de forma expressiva para a geração de emprego e renda ao longo não só da região Nordeste, mas de toda a nação”, conclui Koloszuk.

Governo quer estudo para baixar imposto das placas solares

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, por meio da sua conta oficial no Twitter, que solicitou estudos técnicos para reduzir os custos da geração de energia solar fotovoltaica. Em resposta a um internauta que pedia a redução dos impostos sobre as placas solares, o presidente afirmou que tinha encomendado estudos sobre o assunto. Pouco depois, o filho e vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, na mesma rede social reforçou a afirmação do pai. "O Presidente Bolsonaro pediu aos técnicos do governo estudos e números para viabilizar barateamento da energia solar e suas aplicabilidades para o consumidor", disse hoje no Twitter.

A declaração do presidente vem em meio à discussão da revisão de subsídios à geração distribuída, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que propõe que os mini e microgeradores de energia paguem pelo uso da infraestrutura das distribuidoras ao injetarem o excedente de produção.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Mesmo ainda recente na matriz elétrica brasileira, a fonte solar fotovoltaica já bate recordes e o fato de ter abastecido 10% da demanda por energia elétrica da região Nordeste no último dia 25 de setembro já demonstra todo o potencial da fonte renovável.

Quer aproveitar todas as vantagens da energia solar, economizar nas suas contas de luz, ficar livre dos aumentos nas tarifas de energia, valorizar o seu imóvel e ainda contribuir para um meio ambiente mais sustentável? Entre em contato conosco da SunVolt e peça já o seu orçamento de sistema fotovoltaico. Você poderá ter painéis solares no telhado da sua casa, empresa ou propriedade rural, gerando eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional.

Fontes: ‘https://popularmais.com.br/noticia/159/energia-solar-fotovoltaica-atinge-recorde-de-geracao-no-nordeste-e-abastece-10-3-da-demanda-local-po.html’

‘https://www.inova.jor.br/2019/10/06/energia-solar-nordeste/’

‘https://www.opetroleo.com.br/bolsonaro-promete-estudos-para-baixar-impostos-sobre-placas-solares/’

‘https://noticias.r7.com/brasil/carlos-bolsonaro-governo-estuda-baratear-energia-solar-06102019’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/c%C3%A9lulas-solares-energia-c%C3%A9u-4518932/’

Compartilhe: