Área do Cliente

As fontes renováveis como a energia solar fotovoltaica, eólica e biomassa, por exemplo, vão liderar a transição energética mundial. Esse é o prognóstico revelado pelo estudo World Energy Issues Monitor 2018: “Perspectivas sobre a Grande transição energética”, publicado pelo Conselho Mundial de Energia (WEC, sigla em inglês de World Energy Council), em que analisou as questões críticas que afetam o sistema de energia, além de trazer uma série de mapas e diagnósticos regionais, nacionais e mundial.

De acordo com o relatório, os líderes mundiais em energia de 95 países consideram que o crescimento da energia renovável é um dos fatos que mais têm impactado o setor energético. O destaque fica para os últimos leilões de energia em diferentes países, em que as fontes renováveis, com destaque para a energia solar fotovoltaica, se saíram mais competitivas e sem subsídios, com preços que rivalizam com alguns combustíveis fósseis. No Brasil, inclusive, os últimos leilões de energia em que a fonte solar fotovoltaica participou do certame resultaram em recordes de contratação de novas usinas solares a preços cada vez mais baixos.

Assim, considerando o declínio nos preços das fontes renováveis de energia, as comunidades política e acadêmica e representantes da indústria preveem que uma grande transição energética está para ocorrer. Essa transição, conforme o estudo, vai exigir grandes esforços, dentre eles o rearranjo do mercado de eletricidade. Outra questão levantada na pesquisa, que reuniu mais de 1.200 pessoas, é o uso da tecnologia Blockchain e da digitalização para a transação de energia elétrica, a partir de redes descentralizadas de geração de energia. Por fim, o estudo também fala sobre o armazenamento de energia elétrica, principalmente relacionada à geração de energia em usinas solares e eólica.

A definição do Conselho de uma transição energética liderada pelas fontes renováveis de energia reflete o desafio de equilibrar a segurança e equidade energética e também a sustentabilidade ambiental.

Energia solar no Texas

A Escola de Engenharia da Universidade do Texas desenvolveu um sistema para integrar usinas fotovoltaicas e sistemas de armazenamento de energia elétrica, que pode reduzir pela metade os custos de geração e armazenamento de eletricidade. Chamado de inversor M4, esse dispositivo tem como função converter a saída de corrente contínua dos painéis fotovoltaicos em corrente alternada de média tensão. O inversor M4 é mais compacto do que os utilizados atualmente, possui maior eficiência e fácil instalação, pois tem formato de bloco modular.

O projeto é conhecido como a próxima geração de inversores fotovoltaicos para grandes usinas solares. O Departamento de Energia do Texas investiu US$ 20 milhões para a pesquisa de soluções fotovoltaicas. São nove projetos que envolvem tecnologia eletrônica, confiabilidade fotovoltaica e a redução de custos de instalação e manutenção de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica até 2030.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

Quer aproveitar a energia solar e gerar eletricidade limpa e renovável na sua casa, empresa ou propriedade rural? Invista em um sistema de micro ou minigeração distribuída e tenha painéis fotovoltaicos gerando energia elétrica durante todo o dia. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Nós da SunVolt somos especialistas no desenvolvimento de projetos de geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos. Aproveite a luz do sol para gerar energia elétrica e economize nas contas de luz.

Acompanhe o nosso blog e saiba das principais novidades do setor fotovoltaico e das vantagens da energia solar.

Fontes: ‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/as-renovaveis-liderarao-a-transicao-energetica-segundo-o-wec/’

‘http://enerblog.org/para-el-wec-las-renovables-impulsan-la-gran-transicion-energetica/’

‘http://viarenovable.com/wec-las-renovables-impulsan-la-gran-transicion-energetica/’

‘https://www.pv-magazine-latam.com/brasil-noticias/a-universidade-do-texas-desenvolve-um-novo-sistema-solar-que-integra-geracao-e-armazenamento-de-energia/’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/energia-solar-sistema-solar-2157212/’

Compartilhe: