Área do Cliente

     O cenário de geração distribuída de energia elétrica nacional está em evolução. A adoção de fonte de energia fotovoltaica é uma maneira sustentável para baratear o custo do consumo elétrico de residências e indústrias, além de ajudar a diminuir o impacto ambiental causado pelas fontes não renováveis de energia.

     No Brasil, 98% da energia elétrica que consumimos vem do Sistema Interligado Nacional (SIN). O sistema fotovoltaico, em que a radiação solar é convertida em energia elétrica, quando justaposto a geração distribuída possibilita que a residência, ou indústria com o sistema de placas fotovoltaicas gere sua própria energia e troque com o sistema, uma vez fornecendo, noutra consumindo, o que, em geral, resulta na diminuição do consumo de energia no SIN.

     A geração de energia por meio de sistemas fotovoltaicos é uma alternativa para a busca da neutralização de carbono. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um mecanismo criado pelo Protocolo de Kyoto para auxiliar a redução de emissões de gases do efeito estuda, desta forma reduzir o impacto do aquecimento global. Esse mecanismo utiliza nos cálculos de sustentabilidade os fatores de emissão de dióxido de carbono CO2, pela geração de energia elétrica no SIN.  ,

     Pode ser usado como exemplo, na instalação fotovoltaica em um escritório é possível evitar a emissão de 24 kg de CO2 no meio ambiente durante o período de um mês. No prazo de aproximadamente 11 meses evitaria a emissão de CO2 que uma árvore levaria 20 anos para sequestrar do meio ambiente através da fotossíntese.

     Desta forma, a energia fotovoltaica pode ajudar a suavizar o impacto das atividades humanas que geram o efeito estufa, além de gerar economia nas contas de energia. O cliente, inclusive, poderá acompanhar em tempo real o impacto positivo do investimento na energia fotovoltaica, a partir do monitoramento e gestão de instalações fotovoltaicas.

Fonte: RBS Magazine- Revista Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, ano II-Edição n0 07-Nov/Dez

Compartilhe: