Área do Cliente

O governo dos Emirados Árabes Unidos afirma ter negociado o menor preço para eletricidade solar no mundo. Segundo publicação do Portal Solar, o menor preço para energia solar teria sido registrado na oferta de 1,5 gigawatts (GW) lançada pela Emirates Water and Electricity Company (EWEC), em julho do ano passado. Em comunicado, o licitante foi um consórcio entre o grupo francês EDF e a chinesa JinkoPower, que ofereceu US$ 0,01353 pela energia elétrica gerada na fazenda solar Al Dhafra.

Essa oferta é ainda mais baixa do que o recorde anterior da fonte, de US$ 0,0156, oferecido pela Total e Marubeni no final de janeiro no Catar. A fazenda solar Al Dhafra tem previsão de início das operações para o segundo trimestre de 2022 e, assim que iniciar a produção de energia elétrica através da luz solar, a usina será a maior do Oriente Médio.

5 motivos para investir em energia solar residencial

O jornal Estadão, junto a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), listou cinco motivos para investir em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica residencial. O objetivo do conteúdo é mostrar as vantagens da energia solar e possibilitar que mais pessoas tomem consciência do enorme potencial energético solar em todo o território brasileiro. Segundo o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, “há um interesse cada vez maior da população, das empresas e também de gestores públicos em aproveitar seus telhados, fachadas e estacionamentos para gerar energia renovável localmente, economizando dinheiro e contribuindo na prática para a construção de um País mais sustentável”.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração distribuída de fonte solar fotovoltaica – sistemas com painéis solares instalados em casas, empresas, prédios ou propriedades rurais – já registra mais de 230 mil conexões, com potência instalada superior a 2,7 GW. Para efeito de comparação, entre 2012 a 2016, foram instalados 2.600 sistemas fotovoltaicos. De 2016 a 2017, esse número já saltou para 26 mil unidades. No ano passado, a meta inicial era de 104 mil novos sistemas e o ano terminou com mais de 134 mil novas instalações.

Apesar do grande avanço nos últimos anos, o Brasil ainda tem muito potencial fotovoltaico a ser aproveitado. Por isso, é importante destacar os principais motivos para usar energia solar fotovoltaica.

  1. Economia nas contas de luz

A economia nas contas de luz gerada pelo sistema fotovoltaico é, provavelmente, o principal atrativo da tecnologia. A redução nas tarifas de energia pode chegar a 98%, dependendo da dimensão do sistema e localização. A instalação do sistema fotovoltaico também protege o consumidor dos aumentos nas tarifas de luz. A quantidade de módulos fotovoltaicos depende do tamanho do imóvel e da quantidade média de energia elétrica utilizada, portanto, o valor do sistema fotovoltaico varia de acordo com as necessidades de cada consumidor.

  1. Rápido retorno do investimento (payback)

O retorno do investimento (payback) do sistema fotovoltaico residencial varia entre três a sete anos, dependendo da dimensão e localização. Isso significa que somente a economia nas contas de luz proporcionada pelos painéis solares garante o retorno de todo custo do sistema fotovoltaico em até sete anos. Após esse período, a drástica redução nas contas de luz será lucro a quem investiu na tecnologia.

  1. Baixa manutenção

O sistema de geração de energia solar fotovoltaica residencial possui baixa taxa de manutenção. A limpeza periódica dos módulos solares pode ser feita pelo próprio consumidor, e só precisa ser realizada quando os painéis estiverem com muita sujeira, o que demora a acontecer, pois a própria chuva auxilia na limpeza das placas, retirando boa parte da poeira acumulada.

  1. Vida útil

Uma das principais vantagens de investir na energia solar é a vida útil do sistema, de 25 anos. A estimativa do setor é que, a instalação que chegar ao 25º ano de utilização ainda terá 80% da eficiência energética em comparação ao equipamento novo.

  1. Valorização do imóvel

Diversos estudos apontam para a valorização de imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados. De acordo com a publicação do jornal, o preço médio de propriedades com um sistema de microgeração distribuída de fonte solar tem até 10% de valorização.

Energia Solar Fotovoltaica SunVolt

O que você achou destes cinco motivos para investir em energia solar? Nós da SunVolt somos uma empresa especializada em geração de energia solar, com ampla experiência no setor e oferecemos soluções completas para que você também possa aproveitar todas as vantagens da energia solar na sua casa, empresa ou propriedade rural.

Tenha painéis solares instalados no telhado da sua propriedade e comece a gerar a sua própria eletricidade solar durante todo o dia para autoconsumo da sua família ou atividade profissional. Entre em contato conosco ou acesse nossa loja virtual www.sunvoltshop.com.br e compre online todos os equipamentos fotovoltaicos.

Fontes: ‘https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/emirados-arabes-unidos-negocia-menor-tarifa-para-energia-solar-no-mundo.html’

‘http://www.absolar.org.br/noticia/noticias-externas/5-motivos-para-adotar-a-energia-solar-residencial.html’

‘https://imoveis.estadao.com.br/aquitetura-sustentavel/5-motivos-para-adotar-a-energia-solar-residencial/’

‘http://www2.aneel.gov.br/scg/gd/GD_Fonte.asp’

Fonte da imagem: ‘https://pixabay.com/pt/photos/pain%C3%A9is-solares-instala%C3%A7%C3%A3o-1794467/’

Compartilhe: