Área do Cliente

Ir de São Paulo ao Rio de Janeiro com veículos híbridos ou totalmente elétricos ficou mais fácil e barato. A BMW inaugurou uma “eletrovia” ao longo da rodovia Presidente Dutra, que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com seis postos de recarga para veículos elétricos espalhados pelos 430 quilômetros de percurso entre as duas capitais. Por enquanto, a recarga das baterias dos veículos elétricos é grátis e não está restrita apenas aos modelos da marca alemã, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que tiver um modelo elétrico ou híbrido plug-in.

Os postos de recarga de energia para veículos vão permitir que a viagem entre as capitas saia totalmente de graça ao menos pelos próximos seis meses, de acordo com o presidente da empresa portuguesa EDP, Miguel Setas, responsável pela construção dos eletropostos na Dutra. O primeiro teste oficial da rota com abastecimento dos veículos elétricos foi realizado pelo presidente da BMW Group Brasil, Helder Boavida. O percurso levou seis horas desde o Rio até São Paulo a bordo de um BMW i3, com três paradas para abastecimento das baterias elétricas.

“Daria para fazer em menos tempo e parar só duas vezes”, afirmou Boavida. O tempo maior do que o normal para o trajeto deu-se devido à viagem em comitiva e a realização de alguns encontros com representantes de startups durante as paradas. Os eletropostos têm um totem de 50 quilowatts (kW) cada, capaz de carregar até dois veículos simultaneamente e aceitam ainda diferentes plugues disponíveis no mercado, ou seja, todos os modelos elétricos de carros poderão abastecer suas baterias sem transtornos.

A estimativa da empresa responsável é que cada eletroposto pode carregar 80% da capacidade de uma bateria de 225 kW em apenas 25 minutos. No caso do carro utilizado no teste, o i3, isso significa autonomia entre 150 e 190 km apenas em modo elétrico, no qual utiliza apenas o motor a eletricidade, sem recorrer ao gerador a combustão fóssil de gasolina ou álcool. Por hora, os executivos afirmam que deixarão para o futuro qual modelo de negócios será utilizado, levando em consideração a legislação para a atividade de abastecimento elétrico para veículos, que já está em desenvolvimento.

Eletropostos

Cada eletroposto do trecho Rio-São Paulo da Dutra está posicionado a uma distância entre 40 e 122 km, com três postos em cada sentido, todos localizados na rede Ipiranga. O primeiro posto do trecho SP-RJ está localizado em Guaratinguetá (SP), no km 60, o segundo em Guararema, km 178, enquanto o último está em Piraí (RJ), no km 237. Já no trecho RJ-SP, o primeiro eletroposto da Dutra está no município de Piraí (RJ), também no km 237, o segundo em Queluz (SP), no km 06, e o último em São José dos Campos (SP).

O projeto, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, vem sendo planejado desde 2015 e chega como a maior eletrovia da América Latina, superando o trecho de 310 km do corredor que liga as cidades de Montevidéu e Rocha, no Uruguai.

SunVolt Energia Solar Fotovoltaica

O que você achou desta novidade para o desenvolvimento do setor automotivo e ampliação dos veículos elétricos no Brasil? Nós da SunVolt divulgamos as principais novidades do setor renovável, geração de energia solar fotovoltaica, geração distribuída e uso de veículos elétricos. Você pode gerar a sua própria energia elétrica para abastecer a sua casa, empresa ou propriedade rural através de painéis fotovoltaicos, economizar nas contas de luz e ajudar o meio ambiente. Entre em contato conosco e peça já o seu orçamento. Invista em um sistema de mini ou microgeração distribuída e aproveite as vantagens da energia solar fotovoltaica.

Fontes: ‘https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/18/ir-de-sao-paulo-ao-rio-sem-gastar-combustivel-ja-e-possivel.htm’

‘http://www.abve.org.br/electric-mobility-instala-eletrovia-na-dutra/’

‘https://www.canalenergia.com.br/noticias/53068747/edp-e-bmw-inauguram-eletrovia-entre-rio-e-sao-paulo’

‘http://revistaautomotivo.com.br/auto/bmw-edp-corredor-eletrico/’

Fonte da imagem: “https://motor1.uol.com.br/news/253057/bmw-corredor-recarga-eletricos-brasil/?utm_source=RSS&utm_medium=referral&utm_campaign=RSS-all-?utm_source%3Dpardalcarioca.com’

Compartilhe: